Tops

Top 10 – Robôs nos Games

por Márcio Alexsandro Pacheco

Os robôs sempre despertaram a curiosidade do homem, e a cada dia estão mais presentes em nosso cotidiano, seja nos livros, nos filmes, nas indústrias e claro, nos videogames. Além do mais, robôs são muito legais (mesmo os gigantescos e destruidores) e todos os adoram. Foi pensando nessa tema que nós trazemos a você “asimoviano” o “Top 10 – Robôs nos Games”, em que selecionamos alguns (dos milhares) representantes de metal que já participaram em algum game. Claro que a lista é imensa, e muitos tiveram que ficar de fora, mas esperamos que vocês curtam a nossa lista, e se você tem algum favorito que não está aqui, pode mencioná-lo nos comentários. Então suba em seu mech, ligue os motores e vamos para o Top 10!

 Bônus Time

Metal Sonic/E102 – Gamma (Sonic)

A série Sonic desde o seu início contou com robôs em sua história, destacamos dois deles aqui. O primeiro é Metal Sonic, que apareceu pela primeira vez no jogo “Sonic CD”, raptando Amy Rose. Ele é uma versão robótica malvada de Sonic, bastante agressivo, irônico e se acha superior a qualquer um, inclusive o seu próprio criador, Dr Eggman/Robotnik. Outro robô que merece destaque é o E-102 Gamma, que apareceu pela primeira vez em “Sonic Adventure” para Dreamcast. Este robô protagonizou uma das cenas mais emotivas da época, desenvolvendo sentimentos nobres (robôs também tem sentimentos), traindo o seu criador e libertando os seus “irmãos robôs”, para então se sacrificar para destruir o Egg Carrier. Sem a sua versão robô, E-102 vira um pássaro rosa (um Flicky) e passa a viver livre com os seus irmãos pássaros.

R.O.B. (NES)

Você talvez já tenha visto esse personagem em “Mario Kart DS” ou em “Super Smash Bros Brawl”, mas o que provavelmente você não sabe é que ele foi criado pela Nintendo em 1985 como um acessório para o NES. R.O.B. (Robotic Operanting Buddy) tinha a intenção de ser uma espécie de um “amigo jogador” em forma de robô, para os adolescentes solitários dos anos 80. Com apenas dois jogos lançados que permitiam o seu funcionamento, o simpático robozinho era lento e barulhento, e era pior companheiro de jogo do que a chata da sua irmã/irmão menor, o que inevitavelmente resultou em um fracasso de vendas. Chegou a aparecer em figurante em alguns jogos da Nintendo e como personagem secreto nos dois games citados acima.

TOP 10

10 – Ranger-X (Mega Drive)

Um jogo muito legal, porém meio obscuro para Mega Drive, em que o jogador pode controlar o robozão/mecha Ranger-X, a arma suprema e a única chance dos humanos salvarem o mundo, e a galáxia, de um grupo terrorista do futuro. Um game que vale a pena dar uma olhada!

[nggallery id=140]

09 – Robocop vs Terminator (Mega Drive/Super Nintendo)

Ok, Robocop não é um robô e sim um ciborgue, mas tanto ele como o Exterminador faziam grande sucesso nos anos 80/90, atiçando a imaginação das pessoas no que aconteceria num confronto entre os dois (assim como com Alien vs Predador). O encontro veio primeiro nos quadrinhos, e então surgiu nos videogames, e apesar de lançado para Mega Drive e Super Nintendo, os dois jogos são bem diferentes (a versão para Mega Drive era muito melhor e superior).

[nggallery id=141]

08 – Battletech/MechWarrior 3050 (Mega Drive/Super Nintendo)

Apesar dos nomes diferentes, o game é o mesmo para o Mega Drive e Super Nintendo. Baseado no jogo de tabuleiro de guerra tático, os jogadores controlam robôs gigantes num futuro distante, destruindo tudo que encontrar pela frente. A sua mecânica lembra bastante o estilo do jogo “Desert Strike”, com uma visão isométrica. Um excelente game de altíssima qualidade em ambos os consoles, para quem gosta de combates titânicos com os gigantes de aço!

[nggallery id=142]

07 – Quadraxis (Metroid Prime 2)

Quadraxis é um gigantesco e mortífero robô que marca presença no jogo “Metroid Prime 2”, protegendo os portões do ninho das criaturas alienígenas Ing. Ele dá bastante trabalho para a nossa bela heroína, Samus Aran, que o derrota e continua sua luta contra os terríveis Ing.

[nggallery id=143]

06 – Wren (Phantasy Star)

O robô mais famoso da série “Phantasy Star” da Sega, apareceu pela primeira vez em “Phantasy Star III”, e depois no antológico “Phantasy Star IV” (mas não são o mesmo personagem, apenas o mesmo modelo robótico). Com mais de mil anos de idade, é um dos personagens mais poderosos da série. Não possui sentimentos e seus pensamentos seguem apenas a lógica (ele é bem inteligente).

[nggallery id=144]

05 – Zero (Mega Man)

A série Mega Man possui vários robôs em todos os seus títulos, incluindo o próprio protagonista, mas para representar a série escolhemos o descolado e cool Zero. Ele apareceu pela primeira vez em 1993 no jogo “Mega Man X” para Super Nintendo, e desde então caiu nas graças do público e já estrelou alguns jogos, além de participar de vários outros na série.

[nggallery id=145]

04 – Robo (Chrono Trigger)

Robo (nome bastante criativo para um… robô) é um dos personagens vitais na história de “Chrono Trigger”. Criado originalmente para exterminar a raça humana, ele renega sua função original e passa a ajudá-los. Ele é encontrado desativado e danificado, e é consertado por Lucca. Após reativação, une-se à equipe. Seu nome real é Prometheus. Não tem muito a ver, mas se você gosta do seriado Doctor Who, não deixe de conferir esse vídeo com o “Chrono Trigger”!

[nggallery id=146]

03 – Atlas e P-Body (Portal 2)

Os dois simpáticos robôzinhos criados por GLaDOS para o modo cooperativo em “Portal 2”. Juntos, os dois robôs encaram uma série de testes feitos por GLaDOS, utilizando os vários aspectos encontrados por Chell no modo single-player.

[nggallery id=147]

02 – Claptrap (Borderlands)

O FPS que conta com elementos de RPG desenvolvido pela Gearbox Software, apresentava os escrachados robôs Claptraps (primos distantes do R2D2), que serviam como administradores do planeta Pandora, e serviam para notificar os jogadores de novas missões e abrir novas áreas. O robô fez tanto sucesso com seu humor e charme que acabou virando mascote da série (chegaram até a protagonizar o DLC “Claptrap’s New Robot Revolution”).

[nggallery id=148]

01 – Metal Gear Mk II (Snatcher)

Muita gente não deve conhecer esse personagem (e por isso mesmo o colocamos em primeiro lugar, então nada de mimimis). Os gigantescos tanques destruidores surgiram na série “Metal Gear Solid”, mas não é deles que vamos falar, e sim do personagem Metal Gear Mk II, o simpático robô ajudante no game “Snatcher”, lançado em 1988 para MSX (e mais conhecido na versão para Sega CD). O personagem é uma homenagem ao jogo “Metal Gear” (lançado em 1987), já que ambos foram criados por Hideo Kojima. Na história do game, é dito que MG-MKII teve o seu design criado a partir do “Andador Carregador de Mísseis Atômicos do século XX, conhecido como Metal Gear”. Ele não possui armas, mas serve como um ótimo banco de dados ambulante, video-phone, guarda os cacarecos que você encontra pelo caminho, salva o seu jogo e ainda faz comentários escrachados sobre tudo que o seu personagem faz.

[nggallery id=149]

 

Robot Cylon number six from Battlestar Galactica

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!