Share Button

 

As novas gerações chegam, nem sempre ao alcance de todos, mas e as antigas? Bom, ela ainda com certeza vai longe, cada sistema tem centenas de jogos para serem apreciados, mesmo por aqueles jogadores que já compraram um next-gen.

Certamente algo de bom na chegada dos novos videogames, é que os antigos terão uma queda nos preços, ficando mais acessíveis ao consumidor. Então, prevendo que teremos uma onda de novos jogadores, vamos tentar fazer um Top 25 dos melhores games de cada sistema – uma espécie de guia definitivo para você que está chegando agora e quer saber o que jogar.

Nós já sabemos que vários jogos bons ficarão de fora da lista – esses Top sempre geram controvérsias com gente mal educada reclamando -, pois é impossível de colocar todos aqui, portanto, ao invés de nos xingar, faça uma boa ação e use o espaço dos comentários para listar os games que você acha importantes e não estão aqui. Vamos então para a lista do nosso primeiro sistema, o portátil Nintendo DS, que já vendeu mais de 154 milhões de unidades no mundo, um número expressivo que só perde (por pouco) para o PS2, e que certamente é uma excelente escolha para você que viaja muito ou não para em casa e precisa jogar enquanto se locomove.

Top 25

25 – Chrono Trigger

Um remake do clássico do Super Nintendo, lançado em 1995. Se você não sabe a importância desse game no mundos dos RPGs, nós explicamos: foi um dos jogos mais ambiciosos já lançados, criado por um Dream Team que reunia os principais nomes das duas produtoras japonesas da época, Square e Enix.

24 – Super Scribblenauts

Um jogo super criativo e ideal para se jogar num sistema portátil, além de se incentivar a usar a imaginação. Resolva quebra-cabeças com a ajuda de qualquer objeto que venha à cabeça, bastando digitar na tela que ele magicamente aparece para te ajudar – sejam eles os mais bizarros ou não. E o melhor de tudo, tem versão com tradução completa para o português.

23 – Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story

Mais um RPG, desta vez estrelando a dupla icônica da Big N, e a grande novidade aqui é a de poder controlar o Bowser, em uma aventura bastante divertida e descontraída.

22 – LEGO Star Wars: The Complete Saga

 

Não se engane com a aparência infantil desse jogo, ele mistura os famosos bonequinhos com uma das sagas cinematográficas mais bem-sucedidas de todos os tempos. Não vai perder essa né?

21 – Castlevania: Portrait of Ruin

A famosa série dos caçadores de vampiros está muito bem retratada no DS com esse título, que explora bem a mecânica de ação e exploração “metroidvania”, contando com dois heróis, Jonathan Morris e Charlotte Aulin, e sua história é uma continuação de “Castlevania: Bloodlines”, do Mega Drive. “Dawn of Sorrow”, primeiro título da série no sistema, também é uma ótima pedida.

20 – Kirby: Mass Attack

Um dos mais memoráveis games da franquia Kirby, ele possui um bom equilíbrio entre criatividade e desafio, em que o jogador controla um esquadrão de Kirbys para completar objetivos comuns, utilizando bem as capacidades únicas do portátil.

19 – Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies

A famosa série de RPG se apresenta espetacularmente em sua nona edição no DS, utilizando bem as funcionalidades da plataforma, e adaptando uma grande franquia, mantendo as tradições, para caber no seu bolso.

18 – The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

Um excelente jogo que adapta muito bem as complexidades da franquia para a tela sensível do DS, com uma aventura que é uma continuação do clássico “Wind Waker” do GameCube.

17 – Animal Crossing: Wild World

 

Tem a assinatura de Shigeru Miyamoto, um dos mais brilhantes games designers da história dos videogames, e o jogo encontrou o ambiente ideal nas telas do portátil, uma ótima escolha para jogadores casuais e para passar o tempo dentro de um ônibus ou sala de espera.

16 – Might & Magic: Clash of Heroes

 

Não é muito conhecido, mas é uma das pérolas do portátil de duas telas, que mistura puzzle com elementos de estratégia e RPG, além de usar mecânicas únicas e interessantes.

15 – Fire Emblem: Shadow Dragon

Jogo imperdível para quem curte games de estratégia, ele é um remake do primeiro “Fire Emblem”, lançado para o NES em 1990, com uma roupagem totalmente nova e interessante.

14 – Professor Layton and the Curious Village

Professor Layton surgiu no DS (já possui vários títulos) e segue os moldes dos jogos de apontar-e-clicar, famosos nos anos 90 no PC, oferecendo uma trama inteligente, personagens carismáticos e uma aventura cheia de enigmas viciantes.

13 – Mario Party DS

A série “Mario Party” é velha conhecida dos fãs da Nintendo, e a empresa soube muito bem adaptar os divertidos jogos de tabuleiro estrelados por Mario e cia na pequena tela do portátil, ideal para se jogar no multiplayer com os amigos.

12 – Grand Theft Auto: Chinatown Wars

A Rockstar revolucionou o mundo dos games com a sua famosa e violenta franquia, ficando longe dos sistemas Nintendo e seus jogos “fofinhos”, mas o incrível aconteceu e o DS ganhou uma versão exclusiva no portátil, e certamente é uma das melhores experiências que você vai encontrar nele.

11 – Super Mario 64 DS

 

Um dos primeiros games do portátil, uma adaptação de um dos games mais impressionantes do N64, com novas adições e a possibilidade de se controlar novos personagens. Simplesmente imperdível.

10 – Nintendogs

Miyamoto ataca novamente, deste vez com um simulador de criação de cachorros. “Nintendogs” está mais para um bichinho virtual do que para um jogo em si, exatamente por isso ele é perfeito para um console portátil.

09 – Elite Beat Agents

 

Um game extremamente diferente, que tem como ideia principal o ritmo musical. Se você quer uma experiência única com o seu portátil, experimente EBA, um jogo inovador, ritmado e muito divertido.

08 – The World Ends With You

 

Da mesma equipe de “Kingdom Hearts”, ele é um RPG diferente de tudo que você já viu num console de mesa, com um revolucionário sistema de lutas, belos gráficos e trilha sonora. Com uma aventura que se passa no Japão atual, o game oferece uma das mais completas experiências no portátil.

07 – Mario & Luigi: Partners in Time

 

Uma divertida aventura que alterna os famosos personagens da série em versões adultas e infantis, em um RPG com muitas alternativas e desafios para deixar os jogadores entretidos por horas a fio.

06 – Meteos

 

Um puzzle de juntar blocos da mesma cor, mas com a vantagem de ser bem inovador e diferente de outros jogos do gênero. Um dos primeiros games do portátil, e até hoje um dos seus maiores clássicos.

05 – Advance Wars: Dual Strike

Uma das franquias mais famosas nos portáteis da Nintendo, “Dual Strike” é um jogo de estratégia de táticas por turnos num ambiente de guerra total, viciante e que garante muito tempo de diversão.

04 – The Legend of Zelda: Spirit Tracks

Mais um Zelda que esbanja carisma numa jornada encantadora e cheia de diversão, com um elemento até então inédito na franquia: locomotivas. Sem dúvida um dos melhores Zeldas produzidos num portátil.

03 – New Super Mario Bros

 

Um dos mais importantes títulos do DS, um remake do clássico do NES de 1985, trouxe de volta, reformulada, a magia dos games de plataforma 2D, gerando versões inclusive para Wii e Wii U.

02 – Mario Kart DS

Um sistema Nintendo sem um “Mario Kart” não é digno do seu nome, e o DS faz bonito com a sua versão, trazendo novidades mas com uma atmosfera de nostalgia.

01 – Qualquer um da série Pokémon

E o primeiro lugar não poderia ser de mais ninguém dos os monstrinhos de bolso mais famosos do planeta. Uma das franquias mais rentáveis da Nintendo, e da indústria dos videogames, é simplesmente obrigatório para quem possui um portátil da Big N. São vários os jogos disponíveis, nós aqui do Gamehall sugerimos que você vá nos melhores, os “Pokémon Diamond/Pearl“. Outros que podem agradar são “Black/White” e “Heart Gold/Soul Silver“, porém seja lá qual for a sua escolha, a diversão será garantida, vá sem medo pegar os monstrinhos!