Share Button

Quais são os principais fatores para que se tenha uma boa dublagem em um game? Certamente um elemento chave é a direção, ter uma pessoa no comando que saiba o que está fazendo e que possa supervisionar a qualidade do trabalho dos dubladores. Além disso, uma boa interpretação e vozes que combinem com os personagens (e que se pareçam com as originais em inglês), são requisitos obrigatórios para os profissionais que forem encarar esse trabalho.

Outro fator importante que não pode ser esquecido é a parte técnica, pois não adianta um jogo ter uma dublagem perfeita mas falhar no sincronismo labial com os personagens na tela ou ter altura do volume variável, as vezes muito alta, outras muito baixa. Confira abaixo os nossos selecionados e veja se concorda, ou não, com as nossas escolhas. Lembrando que essa é uma escolha pessoal minha, por isso não fiquem nervosos se o seu jogo favorito não apareceu aqui (eu posso ter esquecido dele), basta nos lembrar falando nos comentários, vamos gostar de saber o que vocês pensam e quais seriam os seus cinco jogos com as melhores dublagens em português.

E lembrem-se de sempre exigir uma boa qualidade de dublagem nos games, afinal, nós estamos pagando por isso, e nada barato. Mesmo que você seja daqueles que diz “eu só jogo em inglês”, é um direito do consumidor ter um boa opção no idioma em português.

Bônus Stage

Halo: Reach

Reach foi o último trabalho da Bungie com o Master Chief, que então se bandeou para o lado da Activision e lançou “Destiny“, deixando a franquia “Halo” sob o comando da 343 Industries, subsidiária da Microsoft. O jogo foi lançado em 2010 e foi um grande sucesso de vendas (o mais vendido da série) e crítica, apresentando uma história que se passa antes dos eventos da trilogia original. Reach apresenta uma dublagem em português excepcional, desde personagens secundários e NPCs até aos mais importantes, contando com um elenco de dubladores profissionais. Destaque para o personagem Carter, o Noble 1, que é dublado por Felipe Maia (o Sam Winchester na série Supernatural e mais recentemente Matt Murdock em Demolidor). Vale lembrar que “Halo 3” e “Halo 4” também possuem dublagens muito boas.

Injustice: Gods Among Us

O jogo de luta com os super-heróis e vilões da DC Comics foi lançado em 2013 e recebeu tratamento vip na dublagem, que conta com a maioria dos dubladores brasileiros que emprestam suas vozes nas animações dos personagens aqui no Brasil, como Guilherme Briggs (que inclusive dubla outros personagens em games desta lista), que dubla Superman. Briggs passou recentemente por uma treta com o cantor Roger Moreira, que dublou “Battlefield: Hardline” (veja ele aqui em nosso Top Piores Dublagens) e estava em guerra pública com os fãs nas redes sociais que criticaram o seu trabalho. Briggs comentou no Twitter que Roger “deveria aceitar as críticas de forma tranquila e elegante e obter um aprendizado disso tudo”. Um bate boca começou e Roger respondeu: “Queria ser um dublador de games em vez de ser eu mesmo. Vai chupar uma r… grossa!”. Para mais detalhes, vejam a notícia no omelete.

Gears of War: Judgement

O quarto jogo da famosa franquia da Microsoft chegou em 2013 com a sua primeira dublagem brazuca, e não é o que os caras capricharam nela? Personagens icônicos como Augustus Cole (seu dublador rouba toda a cena) e Damon Baird receberam excelentes dubladores e interpretações de profissionais. Só faltou mesmo vozes para Marcus Phoenix e Dominic Santiago, que infelizmente não participam do game.

Top 5

5 – Batman: Arkham Origins

Lançado em 2013 os jogadores tiveram a chance de ver um Cavaleiro das Trevas mais jovem e inexperiente combatendo o crime em Gotham City. Todo mundo está bem interpretado, desde aos relés capangas, ao protagonista e vilões, com a participação de mais de 70 profissionais nacionais, muitos deles os mesmos que participaram da dublagem dos filmes de Christopher Nolan. Mas certamente todo o destaque das dublagens fica com o personagem Coringa, interpretado por Márcio Simões, que já dublou o palhaço em outros games, animações, filmes e que se aproxima muito da original.

4 – Puppeteer

Se você nunca jogou este game, nós mais do que recomendamos que o faça o quanto antes. “Puppeteer” é um dos jogos de plataforma 2D mais criativos dos últimos tempos, com uma apresentação visual e sonora fantásticas. Sua narrativa em forma de conto de fadas é envolvente e carismática, com uma dublagem em português muito competente. Um trabalho profissional da mais alta qualidade, as vozes combinam com os seus personagens, com entonações muito bem empregadas nas diferentes situações, e o narrador contando a história como se estivéssemos lendo um conto infantil. Apenas a sincronia labial é falha as vezes, mas isso não tira o brilho do incrível trabalho feito, os dubladores estão de parabéns.

3 – Beyond: Two Souls

Outro exclusivo do PS3, foi lançado no final de 2013 e traz um “filme intrativo disfarçado de game”, como a sua produtora já havia feito antes com “Heavy Rain”. O game, que conta com uma história intrigante e gráficos fantásticos, traz duas celebridades que emprestam as vozes e aparências para os personagens: a atriz Ellen Page, que faz a protagonista e Willem Dafoe como o cientista Nathan Dawkins. O jogo teve um lançamento polêmico no Brasil, que prometia dublagem e legendas em português mas quando chegou no mercado nacional estava apenas em inglês, por causa de um erro na Sony. Mas tempos arrumaram esse “probleminha” e a espera valeu a pena: o jogo conta com uma das mais fantásticas interpretações em um jogo em português. As originais são geniais, mas a brasileira não fica atrás em termos de qualidade.

2 – Diablo III

Quem conhece os jogos da Blizzard sabe que ela manda muitíssimo bem nas dublagens em português dos seus jogos. E para representar a empresa aqui (senão viraria um Top 5 Blizzard) escolhemos “Diablo III”, lançado em 2012 com versão totalmente em português. E que versão! A dublagem está fantástica, para alguém reclamar disso tem que ser muito chato! E parabéns pela Blizzard com o excelente trabalho de localização que tem feito em seus títulos, mostrando que dá o valor e respeito que o gamer brasileiro merece.

1 – The Last of Us

E o primeiro lugar (acreditem, foi páreo duro com o Diablo) escolhemos esse jogo que não precisa de apresentações, pois qualquer gamer de respeito sabe que ele foi um dos mais fodásticos da indústria recentemente. Sem dúvida uma das melhores dublagens que você vai encontrar em um game por aí, que conta com a presença de vários dubladores famosos, sendo os principais Luiza Caspary (que também dublou o recente Child of Light) e Luiz Carlos Persy (que regalmente dubla vilões em games, filmes e animações), que interpretam Ellie e Joel. O jogo já conta com bons diálogos, que aliados a excelente interpretação e combinando com os personagens, temos um resultado final que até me arrisco a dizer que é melhor do que o original em inglês! Realmente um trabalho impecável, digno de ser louvado, como todo o resto do game.