GamesNotícias

Ubisoft remove fases de GoldenEye 007 feitas por fã em Far Cry 5

A Ubisoft, após um pedido feito pela MGM, estúdio por trás de James Bond, alegando violação de direitos autorais, retirou as fases de GoldenEye 007 feitas por um fã dentro de Far Cry 5 e que podiam ser jogadas por qualquer jogador por meio do modo arcade.

O YouTuber Krollywood gastou dois anos e meio recriando todas as 18 fases da campanha de GoldenEye 007 usando o editor que vem junto com Far Cry 5, mas esta semana a Ubisoft precisou retirar todas elas do ar após a MGM notificá-la.

Krollywood confirmou a remoção das fases, dizendo que a Ubisoft foi contatada pela MGM. Ele considerou a situação “muito triste” e acha que isso ocorreu apenas porque esse remake não oficial de GoldenEye feito por ele acabou ganhando fama ao longo dos últimos anos. No entanto, ele disse no Reddit que pretende disponibilizar as fases novamente, após realizar algumas mudanças em seus nomes para não arrumar problemas com a MGM e a Ubisoft novamente.

Em uma declaração ao site Kotaku, a Ubisoft confirmou a remoção dos mapas de Far Cry 5 devido à violação de direitos autorais, mas não citou a MGM. “Respeitamos os direitos de propriedade intelectual dos outros e esperamos que nossos usuários façam o mesmo,” disse a Ubisoft. “Esse problema está atualmente com o criador dos mapas e o detentor dos direitos autorais, e nós não temos mais nada a falar sobre isso neste momento.”

Talvez a ação tenha sido um tanto desproporcional, já que Krollywood não pretendia vender as fases que havia criado, mas a MGM não gosta de ver criações envolvendo James Bond que não tenham sido autorizadas por ela. Ano passado, o remake de GoldenEye 007 que estava sendo feito na Unreal Engine 4 teve o desenvolvimento encerrado a pedido dela.

Além disso, em fevereiro vazou na internet o remaster cancelado de GoldenEye 007, que a Rare havia desenvolvido para Xbox Live Arcade. O jogo não foi lançado justamente devido a problemas envolvendo os direitos autorais.

Enquanto isso, a IO Interactive revelou que está trabalhando no próximo jogo de James Bond, cujo codinome é Project 007. A experiência dela com os jogos da franquia Hitman nos dão a impressão de que algo muito bom está a caminho.

Via Eurogamer

Artigos relacionados