Análises

Ultra Street Fighter IV

Hoje em dia se uma empresa lança mais de uma variação de um jogo, logo é chamada de mercenária, por usar uma estratégia que explora a carteira dos fãs. Porém, com a série “Street Fighter” isso é diferente, já que isso acontece desde lá do clássico de 1991 “Street Fighter II“, recebendo atualizações como o “Street Fighter II: Champion Edition” (jogar com os chefões e com o mesmo personagem), “Street Fighter II: Hyper Fighting” (velocidade aumentada e novos movimentos), “Super Street Fighter II” e a lista continua… bom, você já entendeu a ideia não é?

E assim o mesmo vem acontecendo com “Street Fighter IV“, lançado para PCPlayStation 3 e Xbox 360 em 2008 e que agora recebe a sua quarta atualização, o “Ultra Street Fighter IV“, e a principal pergunta que fica na boca dos jogadores é: vale a pena investir no mesmo jogo? A resposta vai depender da sua relação com os fighting games e com “Street Fighter“. Se você é um jogador casual e já possui alguma das versões anteriores, então o Ultra não fará muita diferença para você.

Mas se você é um jogador que adora pancadaria, todo dia dá uma treinadinha com o seu personagem favorito e participa de competições e lutas online contra outros jogadores, então “SIM“, a versão Ultra é recomendada para você viciado em fighting games. Jogadores que já possuírem “Super Street Fighter 4” ou “Super Street Fighter 4: Arcade Edition“, poderão apenas atualizar o jogo online para sua versão Ultra como um DLC, ou quem preferir, pode comprar o game independente (pagando bem mais caro, é claro).

E agora veja as principais atualizações que aversão Ultra recebeu lendo a nossa análise completa abaixo, de um dos melhores e mais completos games de luta que você vai encontrar no mercado atualmente!

Melhorando o que já era bom!

Embora, à primeira vista, pareça o mesmo jogo, “Ultra Street Fighter IV” é o culminar de várias lapidações, resultando em um produto extremamente refinado e preciso. Entre as novidades, a que chama mais a atenção é a adição dos cinco novos personagens: Rolento, Elena, Hugo, Poison e Decapre – essa última capanga de M. Bison e que faz sua estreia na série, mas que não surpreende tanto, sendo apenas uma “Cammy com máscara”. Cada uma das novas personagens conta com uma história no modo arcade, assim como belas cinemáticas durante o jogo. Uma boa adição da Capcom, resultando num total de 44 lutadores a sua escolha. Além disso, seis novos estágios, todos retirados de “Street Fighter X Tekken“, também foram adicionados ao game.

Outras mudanças, que só serão sentidas pelos veteranos em SFIV, estão presentes na jogabilidade e no rebalanceamento dos personagens. Muitas dessas mudanças foram sugestões dos próprios fãs para a Capcom, que achavam algumas situações injustas, como por exemplo o novo “delayed wake-up“, que vai dificultar ataques aéreos quando o seu personagem estiver caído e retardando o seu levantamento do chão – antes algo quase indefensável.

Alguns combos estão mais fortes, outros mais fracos, novos golpes podem ser encaixados em combos que antes não era possível, algo que será apenas notado pelos especialistas nessa arte de sequências de golpes. Algo interessante adicionado é a possibilidade de escolher a “versão” do personagem, ou seja, escolher por exemplo um Ryu do Arcade Edition contra um Ken do Ultra.

Já o Red Focus e o Ultra Combo Double são as duas novas mecânicas introduzidas na jogabilidade, que podem mudar radicalmente o resultado numa disputa. O primeiro é um ataque Focus mais concentrado, com até três níveis, capaz de absorver vários golpes e prosseguindo com ataque, podendo inclusive bloquear Ultra Combos, devolvendo o ataque para o oponente. Já o segundo é a possibilidade de usar os dois ultras combos na mesma partida, sem precisar escolher. Quando bem aplicadas essas duas técnicas, um lutador que estiver perdendo pode rapidamente virar o jogo ao seu favor.

No campo visual USFIV é basicamente o mesmo, o que não é uma má notícia, já que os gráficos em estilo desenho animado cell-shaded ainda se apresentam muito bem na tela, sempre oferecendo um bom espetáculo. O mesmo acontece com a trilha sonora e as dublagens, a maioria reaproveitada e que podem ser ouvidas tanto em inglês como em japonês.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

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