Share Button

Muitas empresas estão direcionando esforços para a transmissão de jogos (e outros conteúdos interativos) por meio do sistema de nuvem. O Google é um desses, e há tempos monta testes com este intuito.

Já o Steam, serviço que oferece uma robusta plataforma digital focada em games criada pela Valve, está investindo para transformar o seu já existente (mas não tão bem-sucedido comercialmente) Steam Link em algo que possibilite a transmissão de jogos para qualquer lugar.

Atualmente, o hardware em questão só serve para transmitir os seus jogos comprados na plataforma para qualquer cômodo da sua casa; contudo, por meio de uma nova funcionalidade programada, o equipamento está sendo preparado para repassar os seus jogos, por meio de streaming, para qualquer lugar que tenha acesso às funcionalidades da internet.

O conceito ainda está em fase beta, mas… quem tiver interesse pode testar algumas funções desde já acessando este link e baixando o aplicativo. A única obrigatoriedade é possuir uma internet com alta velocidade para realizar o upload de uma máquina que servirá como provedor para a tentativa.

Só o multiuso Raspberry Pi e o descontinuado Steam Link, hardware dedicado para os fins já explicados, poderão se beneficiar das tentativas de implementação realizadas no presente momento.

E, fora o Google e o Steam, a Microsoft também está testando alguns projetos que possibilitam a mesma utilidade por meio equipamentos que retransmitam jogos de PC para o Xbox.

Esta parece ser a nova tendência de muitas empresas de games e tecnologia; contudo, teremos que aguardar para ver a implementação 100% funcional em ação – pois, ainda, tudo não passa de um promissor conceito.