Share Button

O Sega Saturn não conseguiu, nem de longe, ter a mesma popularidade que o seu antecessor, o Mega Drive.

Provável que a dificuldade de programação, a baixa quantidade de desenvolvedoras terceirizadas, aliada a decisões não muito estratégicas da SEGA acabou levando o console a não render muito sucesso.

Mesmo assim, ele conta com uma significativa legião de fãs e teve muitos jogos clássicos que são lembrados até hoje, incluindo vários games de “navinha”. Pensando nisso, decidimos selecionar cinco games do gênero que mereceriam um remake para a atual geração.

1 -Terra Driver

Tradução do nome original “Soukyugurentai”, este é um shooter vertical onde o jogador pode escolher entre três diferentes naves: vermelha, azul ou verde, sendo que cada uma tem seu próprio piloto e padrão de ataque.

Na época ele se diferenciava dos concorrentes por utilizar um ratio de 4:3, assim como os jogos de plataforma, e não um 3:4 como os jogos de nave.

Sendo o jogo mais popular da desenvolvedora Raizing, este é um dos games mais lembrados tanto pela sua versão Arcade quanto a do Saturn.

2 – Battle Garegga

Também original dos arcades e depois portado para o Sega Saturn em 1998, ele ganhou uma versão revisada em 2016, mas ainda não é um remake como gostaríamos.

Este segue o estilo bem tradicional dos jogos do gênero dos anos oitenta e noventa, tendo como diferencial uma trama mais elaborada e uma trilha sonora marcante.

3 – Thunder Force V

Mais um clássico da gênero, toda a série Thunder Force mereceria um remake para os consoles atuais e o quinto episódio não foge a regra.

Diferente dos dois anteriores, este tem orientação horizontal e utiliza gráficos inteiramente tridimensionais que, para a época eram bem convincentes.

Atualmente, os visuais são bem datados, mas um remake poderia justamente mostrar as novas gerações como é divertido um clássico do gênero.

4 – Darius Gaiden

Assim como o Thunder Force, este tem movimentação lateral , porém utiliza gráficos em 2D. Com elevado nível de dificuldade, o game se destacou na época pela trilha sonora, considerada ótima, variedade de inimigos, chefes ameaçadores e belos visuais.

Além disso, ele se diferencia por contar com caminhos alternativos e, dependendo da rota que você pegar, pode levar a lugares completamente diferentes.

5 – Radiant Silvergun

Um dos mais famosos dessa lista, este foi desenvolvido pela conceituada Treasure, que tinha uma parceria com a SEGA nos mesmos moldes que a RARE tinha com a Nintendo.

Para muitos, é o melhor jogo de nave do Sega Saturn e muitos defendem que este é o melhor game do gênero de todos os tempos. Com grande variedade de armamentos, cenas em anime, visuais excelentes para o Saturn, chefes que esbanjam criatividade, o game é daqueles que beiram a perfeição.