Share Button
Hearthstone Banner Art - Partida
Divulgação

Antigamente, os jogadores precisavam ir até uma loja que vendia games e levar até em casa para ter seus momentos de diversão. Com o avanço da tecnologia essa realidade mudou e agora tudo pode ser feito digitalmente.

Só que nesse “embalo” surgiu uma nova categoria: os jogos gratuitos que monetizam para os desenvolvedores através da exibição de propagandas ou o sistema de microtransações. Você basicamente faz o download do jogo na web e já pode começar a se divertir, sem gastar “um centavo”.

Muitos jogadores profissionais de hoje em dia começaram nesse ramo simplesmente baixando um jogo aleatoriamente na internet. Pensando nisso, decidimos selecionar cinco games gratuitos para você testar e, quem sabe, virar um jogador profissional!

1 – Hearthstone

Este é uma versão digital do que conhecemos como “Collectible Card Games”, que faz sucesso entre os mais jovens há muitos anos. Já tivemos a edição física com Magic The Gathering, há jogos de Pokémon, Senhor dos Anéis e o Hearthstone, que vem do universo de Warcraft.

Com jogabilidade simples e bem intuitiva, não é necessário uma “expertise” para começar, mas para virar um proplayer terá de estudar bastante para entender todas as variáveis e possibilidades estratégicas para vencer o adversário.

Além disso, o game é muito rico em cards, é extremamente detalhado e ainda roda em PCs mais modestos. Quem já curtiu card game ao longo da vida ou quem gostaria de conhecer o gênero, precisa testar Hearthstone.

2 – Apex Legends

Chamado pela Electronic Arts como a “próxima evolução do Battle Royale”, Apex Legends se passa no universo de Titanfall e incorpora elementos de hero shooter e até 60 jogadores poderão explorar um mapa para buscar armas, munição e enfrentar os adversários. O último a ficar “em pé”, ganha.

A ideia da EA é rivalizar com o Fortnite e tirar uma “fatia do mercado” do jogo desenvolvido pela Epic Games. Com um lançamento bem recente, ele já teve mais 25 milhões de downloads e 2 milhões de jogadores recorrentes.

3 – Fortnite

Por falar em Fortnite, esta é uma das “febres do momento” e muito provavelmente você já ouviu falar deste game. Gratuito com o sistema de microtransações, ele tem um intenso acompanhamento da Epic Games, que sempre está adicionando recursos em atualizações.

O Battle Royale anda movimentando muitos milhões de dólares no cenário competitivo, se tornando um dos jogos mais lucrativos de todos os tempos.

Considerado “viciante” e com jogabilidade bem simples de entender, este é mais um game que merece estar nessa lista .

4 -League of Legends

Outro jogo mainstream muito forte, League of Legends foi, durante muito tempo, o jogo mais popular do cenário e-Sports e hoje disputa o posto com o Fortnite.

Provável que a redução na absurda popularidade se dá pelo gênero Battle Royale ter entrado na moda, e o MOBA, que era o mais popular há anos atrás, perdeu um pouco da força.

Independente disso, o League of Legends já é um clássico da Riot Games e é um dos principais jogos do cenário e-Sports, com audiência que a cada ano quebra recordes e os proplayers viram celebridades, com fãs, dão autógrafos, participam de diversos eventos e dão palestras também.

5 – Arena of Valor

Arena of Valor nasceu na China e é desenvolvido na engine Unity, sendo um dos (talvez o mais) popular lá na ásia e também tem forte popularidade fora de seu país de origem.

Com visão 3D em terceira pessoa, este game se diferencia dos outros citados por ter foco no mobile, apesar de ter recebido uma versão para o Nintendo Switch. Ele é um MOBA onde cada um dos personagens possuem habilidades únicas e você pode ir evoluindo ele de várias formas, como matando monstros e destruindo estruturas.

Já ganhou vários prêmios e também é considerado um excelente jogo para aqueles que curtem algo mais “casual”. Mesmo assim, seu cenário competitivo também é muito forte. Gratuito, popular e divertido.