Não é surpresa que o Yahoo estava mal das pernas. Uma das principais empresas de internet da década passada, e sinônimo de e-mail, não conseguia se adaptar às mudanças na tecnologia e na internet, que mudou rapidamente nos últimos anos. Mas apesar disso, a empresa é importante, e a Verizon enxergou isso, ao comprar ela por US$ 4,8 bilhões de dólares.
Apesar de ser um valor considerado alto, pelo que eu li no Gizmodo, a Verizon conseguiu um valor bem abaixo do que ela já chegou a valer anteriormente. De uma empresa de 125 bilhões de valor de mercado e diversas oportunidades onde ela poderia ter comprado outras empresas que, hoje, são bem mais importantes e valiosas. Mas acho que o mundo seria diferente se o Yahoo tivesse comprado, por exemplo, o Google ou mesmo o Youtube, e até a Microsoft quase comprou o Yahoo anteriormente.
Só espero que os serviços que o Yahoo usam continuem ativos. Hoje o email ainda continua largamente utilizado, junto com o Gmail do Google, mas acredito que a Verizon use o know how atual do Yahoo para o AOL, que eles compraram anteriormente.
A transação deve melhorar o negócio de internet da AOL, adquirida pela Verizon em 2015 por US$ 4,4 bilhões. A companhia deve se aproveitar das tecnologias de propaganda do Yahoo, assim como outros ativos, como busca, e-mail, messenger e imóveis.
[Crédito das Fotos: Reuters]