Share Button

Um dos melhores jogos não apenas deste ano, mas da geração atual, Cuphead traz consigo uma série de referências obtidas de jogos em sua maioria retrôs.

Franquias como Super MarioWonder BoyMega ManContraPac-ManStreet FighterGunstar Heroes e até mesmo Final Fantasy Darkstalkers serviram de inspiração para criação do conteúdo existente no jogo da desenvolvedora Studio MDHR, conforme é possível ver claramente no vídeo criado pelo canal de YouTube Spring’s Sprangyard.

O vídeo compila vários momentos de Cuphead onde fica claro os jogos nos quais ele buscou se inspirar, mostrando comparativos das cenas de Cuphead com as dos games que serviram de referência. Algumas delas você muito provavelmente notou enquanto jogava, mas há também aquelas que dificilmente você deve ter percebido.

Separe 14 minutos do seu dia e assista, pois é muito legal:

É importante ressaltar que no vídeo não estão todos os jogos que de alguma forma inspiraram Cuphead.  Entre as ausência há, por exemplo, o fato de que o chefe Grim Matchstick é uma referência clara ao dragão de Mega Man II, ou que um trecho da música da fase Funfair Fever é semelhante à música Atheltic Theme de Super Mario World.  É provável também que Battletoads tenha servido como uma das inspirações para criar a dupla de sapos boxeadores, Ribby and Croaks, já que os protagonistas do game da Rare são justamente sapos que lutam.

Cuphead está disponível para Xbox One e PC.