CuriosidadesEspeciais

Videogame é arte e te explicamos a razão

Muito se debate sobre os videogames serem arte ou se são apenas “produtos” a serem vendidos sem relevância artística.

A palavra “Arte” deriva do latim “Ars” que significa técnica ou habilidade.  Segundo o Manifesto das Sete Artes, da Université de Metz, a arte é a atividade humana ligada às manifestações de  ordem estética ou comunicativa, realizadas por uma linguagem.

Escultura é uma obra de arte, escrita é uma obra de arte, música, dança, teatro, desenhos animados etc. O objetivo é expressar emoções e ideias através de um processo criativo, objetivando um significado para cada obra.

Segundo o livro do jornalista João Varella “Videogame, A Evolução da Arte“, só não entende que os jogos eletrônicos são um meio artístico apenas quem “nunca segurou um controle na mão”.

“A atividade de jogar videogame é associada à pura perda de tempo, uma fruição pobre quando comparada à de outras linguagens, como literatura, cinema e artes visuais”, diz Varella em Entrevista ao Estadão (via Terra). “Lembro de meus pais ficarem muito mais preocupados com meu hobby de jogar videogame do que com minha coleção de livros e revistas em quadrinhos.”

Considerando que os videogames englobam diversas manifestações artísticas, incluindo design, roteiro, estilo artístico, direção, dublagem, e diversas outras, não há razões para duvidar de que os games são artes, sendo uma ignorância das pessoas que desconhecem o potencial artístico desta forma de entretenimento.

YouTubers choram ao verem o desfecho do jogo “Valiant Hearts”, conhecido pela excelência do roteiro. 

Além disso, há muitos jogos eletrônicos que se baseiam em grandes clássicos da humanidade, como adaptações dos livros de Agatha Christie e de William Shakeaspeare.

No entanto, um artigo escrito pelo diretor da Monstro Filmes, Kaluã Leite, ao canal Papo de Homem dá a entender que os games serão reconhecidos como arte no futuro próximo, fazendo uma comparação ao cinema.

“O próprio cinema demorou a ser reconhecido, sob o argumento de que seria somente uma forma escapista de entretenimento ou por ser obra de um grupo de pessoas ao invés de um único autor. Esses mesmos argumentos são usados hoje pelos críticos mais veementes do videogame.

É fato que, assim como qualquer forma de arte, os games conseguem criar uma experiência interativa capaz de provocar reações emocionais e reflexivas. Além disso, muitos dos jogos são marcados por uma forte assinatura estética e estrutura narrativa capaz de contar as mais diversas histórias, muitas vezes de maneira até mais eficiente do que outras formas de arte.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!