Curiosidades

Videogame não é coisa das crianças; te explicamos o porquê

Apesar de ser um assunto bastante “batido” entre nós, nerds e gamers, que sabemos de “cor e salteado” que não existe analogia direta entre videogames e crianças há anos, essa realidade ainda não é vista por boa parte da sociedade, especialmente aqueles que não possuem qualquer conexão com este mundo.

Outro dia, um amigo comentou que seu professor disse na sala de aula falando sobre violências e jogos: “Qual o público alvo dos games? São as crianças! Jogos como GTA ou outros que ‘abusam da violência’ deveriam ser proibidos!”. Por essa razão, este artigo existe.

Os games são uma mídia audiovisual como outra qualquer, como filmes, séries e novelas, e este argumento de “ser para crianças” é facilmente combatido com uma simples frase: “Qual o público-alvo dos filmes?”, a pessoa certamente dirá: “Ué? Depende do filme”, e você responde: “Logo, o público-alvo dos games depende do….?”.

Existem jogos para crianças, assim como para adultos, adolescentes, para os casuais, para os hardcores, assim como para aqueles que querem “pensar” um pouco mais apreciando uma história mais complexa e por aí vai. Há jogos diferentes para pessoas diferentes e com demandas diferentes.

Desde os anos noventa existe um sistema de classificação etária para jogos eletrônicos, sendo que aqui no Brasil os games são classificados pelo Órgão de classificação etária de obras audiovisuais, sediado em Brasília. A classificação é feita por uma análise prévia, que basicamente avalia o conteúdo do produto para colocar o selo indicativo.

De acordo com a Portaria Nº 368, de 11 de fevereiro de 2014 e o Guia Prática de 2012, o sistema de classificação é este:

Simbolo da faixa etária recomendada Descrição do conteúdo
Videogame não é coisa das crianças; te explicamos o porquê Livre para todos os públicos
Esta classificação é atribuída aos programas destinados a todos os públicos, sem restrição de conteúdos.

Violência: Violência fantasiosa; presença de armas sem violência; mortes sem violência; ossadas e esqueletos sem violência.
Sexo e Nudez: Nudez não erótica; ou mesmo com a presença de nudez; sem a presença de conteúdo sexual.
Drogas: Consumo moderado ou insinuado de drogas lícitas sem relevância para a obra.

Nota: Esta é também a única classificação permitida para conteúdo de rubrica infantil.

Videogame não é coisa das crianças; te explicamos o porquê Não recomendado para menores de dez anos
Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de dez anos, e é aconselhado o acompanhamento parental (AP). Esta classificação ainda está dentro das crianças, mas não para as do ensino primário. Denota-se que em princípio todo o público pode assistir, embora algumas cenas podem não ser aconselhadas a menores mais sensíveis, e os pais devem avaliar o seu conteúdo.

Violência: Presença de armas com intuito de violência; medo/tensão; angústia; ossadas e esqueletos com resquícios de ato de violência; atos criminosos sem violência; linguagem depreciativa.
Sexo e Nudez: Conteúdos educativos sobre sexo.
Drogas: Descrições verbais do consumo de drogas lícitas; discussão sobre o tema “tráfico de drogas”; uso medicinal de drogas ilícitas.

Nota: Esta classificação já é severamente proibida em rubricas infantis e por isso os pais e educadores de infância têm de analisar atentamente o conteúdo. E as emissões de desenhos animados pagos e adquiridos pelas emissoras já são obrigadas a ocorrer em horário nobre.

Videogame não é coisa das crianças; te explicamos o porquê Não recomendado para menores de doze anos
Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de doze anos, e é aconselhado o acompanhamento parental (AP). Denota-se que em princípio todo o público pré e adolescente pode assistir. O tratamento dos temas deve ser adequado às diferentes fases da adolescência, mas alguns dos tópicos podem exigir um particular grau de maturidade, logo os pais e educadores são aconselhados a avaliar o seu conteúdo.

Violência: Ato violento; lesão corporal; descrição de violência; presença de sangue; sofrimento da vítima; morte natural ou acidental com violência; ato violento contra animais; exposição ao perigo; exposição de pessoas em situações constrangedoras ou degradantes; agressão verbal; obscenidade; bullying; exposição de cadáver; assédio sexual; supervalorização da beleza física; supervalorização do consumo; morte derivada de ato heróico; violência psicológica.
Sexo e Nudez: Nudez velada; insinuação sexual; carícias sexuais; masturbação não explícita; linguagem obscena/palavrões; linguagem de conteúdo sexual; simulações de sexo; apelo sexual.
Drogas: Consumo de drogas lícitas; indução ao consumo de drogas lícitas; consumo irregular de medicamentos; menção a drogas ilícitas; discussão sobre “Legalização de Drogas ilícitas”.
Videogame não é coisa das crianças; te explicamos o porquê Não recomendado para menores de quatorze anos
São admitidos com essa classificação obras que contenham predominantemente conteúdos com inadequações moderadas, como os elencados abaixo:

Violência: Morte intencional; preconceito; exploração sexual; aborto; eutanásia; pena de morte.
Sexo e Nudez: Nudez moderada; erotização; vulgaridade; relação sexual; prostituição.
Drogas: Insinuação do consumo de drogas ilícitas; descrições verbais do consumo e tráfico de drogas ilícitas.
Videogame não é coisa das crianças; te explicamos o porquê Não recomendado para menores de dezesseis anos
Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de dezasseis anos. Presume-se que o público que assiste está previamente informado sobre este tipo de programas e o seu respectivo conteúdo, o qual poderá revelar-se susceptível de influir de modo negativo na formação da personalidade, devido à exibição de conteúdo violento.

Violência: Estupro; Crimes de ódio; suicídio; tortura; mutilação; violência gratuita/banalização da violência; ato de pedofilia.
Sexo e Nudez: Nudez total; relação sexual intensa/de longa duração.
Drogas: Produção ou Tráfico de qualquer droga ilícita; consumo de drogas ilícitas; indução ao consumo de drogas ilícitas.
Não recomendado para menores de dezoito anos
São admitidos com essa classificação obras que contenham predominantemente conteúdos com inadequações extremas, como os elencados abaixo:

Violência: Elogio ou apologia da violência; crueldade.
Sexo e Nudez: Sexo explícito; situações sexuais complexas/de forte impacto (incesto, sexo grupal, fetiches violentos e Pornografia em geral).
Drogas: Elogio ou apologia ao uso de drogas ilícitas.

Na caixa de cada um dos games haverá um dos selos descritos acima. Como é possível ver nessa imagem abaixo, o jogo GTA V está indicado para pessoas que tenham, no mínimo, 18 anos.

Imagem: Voxel

Portanto, o “videogame” é uma mídia interativa, o que vai designar se é para criança ou não, é o jogo em questão. Caso você tenha um filho ainda jovem, jogos “livres para todos os públicos” , como Sonic, Mario, Minecraft são os mais indicados. Caso você seja adolescente ou adulto, Resident Evil ou GTA são para você.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!