Share Button

Em uma apresentação para investidores durante a 21ª Conferência Anual de Tecnologia do Credit Suisse, em Scottsdale, no Arizona, o executivo da Electronic Arts, Blake Jorgensen, comentou a respeito do fechamento do estúdio de Dead Space.

Jorgensen disse que a Visceral diminuiu de tamanho ao longo dos últimos cinco ou seis anos, e tinha aproximadamente oitenta funcionários, quantidade baixa para os padrões de negócio da Electronic Arts. Este número também foi uma das razões pela qual a EA Vancouver e Motive em Montreal ofereceram ajuda no desenvolvimento do novo jogo de ação e aventura de Star Wars, que a Visceral estava fazendo.

O estúdio estava tentando criar um game que “realmente impulsionasse a jogabilidade para um novo patamar,” mas sempre que a Electronic Arts o revisava, ele continuava parecendo um “um jogo mais linear, que as pessoas não gostam mais tanto hoje como gostavam há cinco ou dez anos atrás”.

A publisher então concluiu que provavelmente não conseguira recuperar os custos da criação do jogo, e tomou a difícil decisão de fechar o estúdio. Atualmente, está vendo o que pode ser feito com partes do jogo que já estavam desenvolvidas, se fará o título em um estilo diferente com outro estúdio, ou se reusará essas partes em outros jogos.

No final das contas, foi uma “decisão econômica”, mas uma “grande parcela” dos profissionais envolvidos está sendo reempregada em outros jogos da EA, pois a publisher está “tentando manter o máximo de funcionários possíveis”.

Jorgensen adicionou que a publisher tenta fazer esse tipo de operação o mais cedo possível no desenvolvimento quando as coisas não funcionam, e ela “provavelmente deixou isso seguir um pouco mais longe”, mas no final teve que notar que teria de “derrubar a ponte quando você percebe que não pode realmente fazer muito dinheiro com algo”, e foi por isso que a empresa decidiu fechar a Visceral Games.

No mês passado, o CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson, também defendeu a decisão de fechar o estúdio de Dead Space, negando que isso tenha ocorrido por causa do novo Star Wars ser focado no single player.

Via DualShockers