Curiosidadesr7

Você sabe qual foi o primeiro filme baseado em videogame da história?

Foi o Mario, mas não o live-action que você pensa

Que a primeira adaptação cinematográfica com lançamento mundial dos games foi o live action do Super Mario é algo que muitos de nós já sabemos. No entanto, você sabia que o primeiro filme da história baseado em um videogame também foi do Mario, mas uma animação que ficou restrita ao Japão, mas que também foi exibida nos cinemas da terra do sol nascente?

Trata-se de “Super Mario Bros: A Grande Missão para Resgatar a Princesa Peach“, de 1986, dirigido por Masami Hata. Como o nome sugere, o objetivo é que o Mario e seu irmão Luigi entrem em uma aventura para salvar a princesa Peach do Bowser. Na história, o bigodudo protagonista está jogando um jogo no Nintendinho 8 bits, quando de repente a Peach sai da tela da TV chorando por ajuda e, logo em seguida, o Bowser também sai da TV e a sequestra.

A ideia de vir um anime do Mario em 1986 foi devido a estrondosa popularidade do personagem. Vendo uma boa oportunidade de parceria, a Grouper Productions propôs a Nintendo japonesa sobre desenvolver um anime do Mario, e a parceria foi fechada. Para promover o longa, lançaram cards, relógios, artbooks, e até mesmo um mangá que complementa a história.

Ainda em 1986, eles lançaram o filme em VHS, mas desde então não houve nenhum outro relançamento em DVD ou Blu-Ray no Japão, e  nunca houve nenhum tipo de lançamento internacional, o que deixou esse longa muito obscuro por décadas. Com o avanço da internet, em julho de 2021 lançaram uma versão do filme em 4K restaurada e legendada em inglês (vídeo abaixo).

Vale dizer que o longa conta com diversas músicas do primeiro game, algumas cenas de animação em 2D e diversas referências que enchem os fãs das antigas de nostalgia. O único ponto que pode desagradar os mais puristas é a representação do Toad, que não está nem um pouco fiel aos games.

Artigos relacionados