Análises

What Did I Do To Deserve This, My Lord? 2

Assumir o papel de um vilão sempre desperta a atenção para um título. Afinal, ao contrário dos heróis que tem como objetivo livrar o mundo do mal e possuem somente qualidades positivos, um vilão não precisa se preocupar com coisas como honra, generosidade ou justiça. Isso torna tudo mais interessante, já que a liberdade de escolhas apresentadas é bem maior, o que em geral significa jogos com mais variedade de ação.

Em What Did I Do To Deserver This, My Lord? 2 você assume o papel do Senhor da Destruição, convocado pelo vilão Badman para ajudá-lo a se livrar de alguns heróis. O título subverte a lógica de um jogo de RPG japonês tradicional, ao fazer com que o jogador tenha que bolar métodos de se livrar dos heróis. Para isso, é preciso planejar labirintos cheios de caminhos estranhos e recheá-lo de monstros perigosos.

Sua principal ferramenta na criação dos labirintos é uma espécie de picareta, responsável por destruir paredes e criar novos monstros. Cada uma das criaturas criadas faz parte de um ecosistema próprio, em que as mais poderosas utilizam-se das mais simples como forma de alimentação. O segredo para o sucesso é manter esse ecosistema balanceado, permitindo a criação de unidades avançadas enquanto sua fonte de alimento permanece em jogo.

Traga a escuridão ao mundo

Cada fase é constituída de três invasões de heróis, cujo principal objetivo é localizar e capturar Badman. Para evitar que isso ocorra, além de manter uma população de criaturas a postos para enfrentar os invasores, o jogador deve montar um labirinto difícil de navegar, garantindo que os heróis tenham de enfrentar toda a horda de monstros antes de pensar em se aproximar do vilão.

Toda vez que o jogador é bem sucedido em evitar a invasão de seu labirinto, ganha pontos que podem ser investidos na melhoria de uma das classes de monstros disponíveis. Nessa etapa é preciso estar atento à quantidade de monstros que povoam o mapa, já que investir na melhoria de uma classe pode ser essencial na hora de definir a vitória ou a derrota para os perigosos heróis.

A cada estágio conquistado o jogador tem à disposição novos tipos de criaturas que, quando combinadas, garantem uma proteção bastante ameaçadora à vida dos invasores. Além disso, há locais escondidos no mapa que garantem a invocação de seres míticos que fornecem uma proteção extra para Badman. Infelizmente, a aparição destes é bastante rara, e geralmente envolvem cavar caminhos aleatoriamente para serem encontrados.

Dificuldade frustrante

Embora a ideia de What Did I Do To Deserve This My Lord? 2 seja bastante interessante, a total falta de balanceamento do jogo vai fazer com que muitos desistam dele após poucas partidas. Mesmo disponho de um modo Tutorial que ensina os princípios base da jogabilidade, o jogo tende a dar saltos absurdos de dificuldade sem maiores avisos, principalmente quando surge a última onda de invasão de heróis em cada fase.

Enquanto as duas primeiras invasões podem ser eliminadas sem problema algum, os heróis que surgem ao final são extremamente poderosos e podem destruir todos seus monstros em poucos instantes. Dessa forma, muitas vezes a vitória é determinada simplesmente pela sorte, obrigando o jogador a tentar várias vezes o mesmo estágio antes de conquistá-lo.

Isso até seria aceitável caso se tratasse de fases mais avançadas, mas esse comportamento se faz presentes desde o primeiro estágio do jogo. Como os monstros não se comportam da mesma forma apresentada no Tutorial, a sensação que dá é que o título é voltado somente para os jogadores hardcore dispostos a perder várias horas decorando cuidadosamente cada um dos mapas. Embora a sensação de conquistar um estágio seja bastante satisfatória, a frustração necessária para conseguir isso nem sempre compensa o tempo investido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!