Análises

Wii Party

– Reúna a galera e passe horas jogando –

Desde o seu lançamento, o Wii sempre foi visto como uma videogame para família, com comerciais da própria Nintendo que destacam esse lado do console. Jogos como “Mario Party”, “Wii Play” e “Wii Sports Resort” são apenas alguns exemplos de grande sucesso, em que a reunião de familiares e amigos têm diversão garantida no console da Nintendo.

“Wii Party” chega para engrossar essa lista, com mais de 80 minigames simples e variados, que fazem uso do Wii Remote de formas que você nunca pensou antes. O jogo oferece diferentes modos de jogo, divididos em três categorias: Party Games, House Party e Pair Games, todos usando os carismáticos personagens Miis.

É preciso ter em mente que “Wii Party” é um jogo desenvolvido para uma experiência multiplayer, então chame os amigos para compartilhar a diversão. O recomendando é que quatro jogadores participem, cada um com seu Wii Remote.

Diversão em grupo

A primeira categoria, Party Games, é composta por jogos voltados para grupos de até quatro pessoas, com as principais atividades que são similares à jogos de tabuleiro normais, em que o jogador deve rolar dados para andar um determinado número de espaços, como visto no “Board Game Island”. Porém aqui você usa os Miis como peças do tabuleiro. Minigames antes das rodadas decidem a ordem dos jogadores, e como em jogos de tabuleiro, há bônus e penalidades que deixam a corrida para chegar até o topo da ilha mais competitiva, em que até o último momento nada está decidido. Certamente esse é o melhor modo para se jogar com a turma.

Há também o modo “Globe Trot”, similar à “Mario Party”, em que os jogadores devem viajar ao redor do mundo, rolando dados, para comprar fotografias de pontos turísticos, ou de animais e culinária de uma determinada região. Em cada rodada há minigames que ajudam a ganhar mais moedas, necessárias para comprar as fotos.

Há ainda outros três modos em Party Games, “Swap Meet” – que é um jogo que consiste em formar grupos de Miis da mesma cor, “Bingo” – jogo de bingo que usa os rostos dos Miis e “Spin-Off” – um jogo de roleta que ganha aquele que conseguir mais medalhas. De todos os modos, os dois primeiros são os mais divertidos e ideais para várias pessoas jogarem.

Já o Pair Play é focado em atividades cooperativas ou competitivas entre dois jogadores com três modalidades distintas, sendo o principal o “Balance Boat”, em que os jogadores devem equilibrar os Miis no mastro de um bote, para que ele não vire. A cada rodada, minigames cooperativos são jogados, quando completados com sucesso, são fornecidos dois Miis de tamanhos equivalentes para se colocar no mastro do barco. Se falhar nos minigames, os Miis serão de tamanhos diferentes, dificultando o trabalho de se manter o equilíbrio. Extremamente divertido e um dos melhores modos cooperativos que você pode encontrar no Wii.

Por último a House Party, focada em atividades que utilizam o ambiente ou interações com o Wii Remote como parte dos jogos. São cinco modalidades, uma delas é o “Animal Tracker”, jogo em que os controles devem ser deixados em cima de uma mesa, enquanto na tela aparece um animal (ou pessoas), cujo som característico será emitido pelo speaker de um dos Wii Remote. Ganha aquele que escolher o controle que emitir o som correto. Com quatro jogadores pode ser bem caótico e não será surpresa nenhuma se um ou outro Wii Remote voar pela sala durante a correria para escolher o correto.

Há também um modo em que se esconde os Wii Remotes, que emitem sons regularmente, dentro da sala, sendo que os outros jogadores devem encontrar antes que acabe o tempo, mas esse modo parece apelar mais para o público infantil, já que os adultos podem não achar tão divertido brincar de “esconde-esconde”. Já o divertido “Time Bomb” pode agradar a maioria, modo em que os jogadores devem passar o Wii Remote um para o outro como se fosse uma bomba, com o maior cuidado possível e ao mesmo tempo apertar o botão correspondente na tela. O jogador que balançar demais o Wii Remote ou demorar muito para passar, a bomba explode.

Em um outro modo em que o Wii Remote é representado como uma bomba, o jogador deve escolher uma palavra que se encaixe dentro de uma categoria escolhida, por exemplo se o tema for animais, escolhe-se uma palavra que se encaixe. Caso demore muito para escolher e passar antes da contagem regressiva, a bomba explode e o jogador perde. Por último um jogo de perguntas e respostas para testar a afinidade e ver se os jogadores conhecem um ao outro, o modo mais fraquinho dessa categoria.

“Wii Party” apresenta uma grande variedade de minigames curtos que em sua maioria usam os sensores de movimentos do controle, o direcional digital ou mesmo apenas um botão, todos interligado nos modos de jogo principais, que dão vantagens, desvantagens e bônus aos jogadores. Mas é possível jogar livremente qualquer um dos mais de 80 minigames disponíveis. Mas nem todos são perfeitos, alguns apresentem problemas na sensibilidade de controle por movimentos e outros possuem mecânicas bem parecidas ou usam ideias recicladas, mas no geral o saldo é positivo.

Os gráficos são bem simples e coloridos, mas casam perfeitamente com a ideia do jogo de apenas proporcionar diversão descontraída. As músicas seguem o mesmo estilo, em sua maioria com temas alegres e simpáticas, mas nada de grande destaque, com efeitos sonoros que cumprem o seu papel, mas as falas incompreensíveis do locutor podem aborrecer depois de um tempo

* Texto originalmente publicado no UOL Jogos

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!