Wii U: realmente perdeu a guerra?

por Anatole Greek

Para não falarem que o site é “anti-Nintendo” por causa do artigo opinativoWii U: O Dreamcast da Nintendo e o seu grande Fail“, estamos também publicando um texto opinativo defendendo e apontando os pontos positivos do console. Afinal, cada um tem o direito de expressar sua opinião, e quem não gostou, que faça o seu próprio texto e o publique. Pois bem, aqui está. Se você tem um Wii U ou é um entusiasta do aparelho, ou ainda está apenas na dúvida, veio ao lugar certo para saber porque o Wii U logo vai explodir no mercado.

Não nego que realmente o console está com vendas bem abaixo do esperado e que os seus primeiros games não atingiram total potencial, mas isso é só questão de tempo. A visão da Nintendo não é criar um console poderoso para competir com o PS4 ou XOne, mas sim criar uma plataforma com jogabilidade criativa e inovadora, usando recursos que os rivais não possuem. A própria Nintendo já admitiu que o Wii U não terá “poder de fogo” suficiente para disputar com os concorrentes o título de console com melhor visual gráfico. Mas, que mesmo assim, ele não fará feio e tem condições de oferecer um ótimo nível gráfico em alta definição.

o Gamepad é a promessa de inovação da Nintendo para os consoles

Estamos com o objetivo de fazer um sistema que não deve competir com os outros, onde os desafiantes podem utilizar como ‘armas’ apenas os recursos para desenvolvedores em massa e o longo tempo de desenvolvimento dos games e do hardware. Dito isto, no entanto, é verdade que, em algumas áreas de software, precisamos estar envolvidos em jogos poderosos. Tome como exemplo, a franquia The Legend of Zelda. Os fãs devem estar ansiosos para ver o game na nova plataforma com uma qualidade gráfica sem precedentes“, comentou o presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

E mesmo que ele não tenha games multiplataformas no padrão de um PS4 ou um XOne, com gráficos não muito além do que já conhecemos nesta geração (o que não é um problema, mas um fato), seu diferencial ficará no elementos inovadores e exclusivos que o Wii U tem a oferecer. Mas para isso é preciso um apoio maciço das desenvolvedoras, o que não vem acontecendo atualmente, certo?

Realmente a perda da EA vai fazer uma grande falta na line-up dos títulos para o Wii U, assim como o claro descrédito de muitas produtoras em relação ao console, causado principalmente pelas baixas vendas tanto do console, como dos jogos já lançados. Mas como mudar esse cenário? Aliás, o mesmo cenário que estava ocorrendo com o 3DS, alguns meses atrás, com vendas fraquíssimas, mas agora já é um sucesso, com mais de 30 milhões de unidades vendidas. Sim, são plataformas diferentes, consumidores diferentes, mas as estratégias para alavancar o Wii U podem ser as mesmas.

a Nintendo baixou o valor do Wii U e terá uma versão limitada com “The Legend of Zelda: Wind Waker HD” incluso no conjunto e Gamepad customizado

E qual é a fórmula mágica? Nada mais que abaixar o preço do console e oferecer uma grande quantidade de jogos de boa qualidade, especialmente os exclusivos com o selo de qualidade Nintendo. Recentemente o preço do Wii U caiu para US$ 300, sendo o console mais barato da atual geração, um atrativo que vai atrair muitos consumidores. O que está faltando agora são os jogos, o que certamente a Nintendo vai produzir em massa, e assim as vendas tanto dos jogos como do console vão aumentar, e outras produtoras vão se interessar em produzir títulos para ele, afinal, a perspectiva de ganhar muito dinheiro vai garantir o investimento. Mas pra isso é necessário vender muitos, mas muitos milhões de Wii U, e garantir uma base sólida de consumidores. Uma tarefa difícil, mas não impossível, como a própria Nintendo mostrou com o quase fracasso do 3DS.

Na história da Nintendo nunca faltou analistas e “experts” prevendo o fim da companhia, que logo ela iria falir, que seguiria os passos da Sega, que fecharia a portas, etc. Histórias assim aparecem desde o N64 e o Game Cube, consoles não muito populares, é verdade, mas que sobreviveram bem no mercado, oferecendo muitas pérolas nos catálogos de jogos. Já o Wii foi um sucesso estrondoso desde o seu lançamento, e é o único videogame da atual geração a chegar na casa dos 100 milhões de unidades vendidas (PS3 e X360 estão chegando na casa dos 80 milhões). E olha só, ele é bem menos poderoso que os concorrentes, e também oferece uma vasta biblioteca de games exclusivos que aproveitam bem suas capacidades. Atualmente a Nintendo deixou ele de lado para se focar no Wii U, estratégia mais do que certa. Mas podemos ir um pouco mais longe, o PlayStation 2 não era o videogame mais poderoso da sua geração, e ainda assim foi disparado o mais vendido, com mais de 157 milhões de unidades (enquanto que GameCube e Xbox ficaram na casa dos 20 milhões).

Então, se formos analisar bem, desempenho técnico não significa vitória garantida ou ainda longevidade e apoio a um console.

Rayman Legends é um dos melhores games 2D já lançado!

E se tem produtoras que falam mal do Wii U, também tem aquelas que o defendem, como o chefe da Team Ninja, Yosuke Hayashi, que defendeu a parte técnica do Wii U depois que a 4A, responsável pelo game “Metro: Last Night”, disse que a CPU do aparelho era “horrível e lenta“, em comparação aos outros videogames.

O Wii U é uma criança que acabou de nascer. É um pouco injusto compará-lo a plataformas que já amadureceram e nas quais as pessoas estão trabalhando há mais de cinco anos“, comentou Hayashi. “Para ser completamente franco e honesto, não há como afirmar que o processador do Wii U é ‘horrível e lento’ em comparação com outras plataformas. Eu acho que o comentário foi apenas a equipe tentando encontrar um bode expiatório para uma simples decisão de mercado de sua parte.

Quando perguntado se o Wii U pode ser considerado um console da “próxima geração“, o designer afirmou: “Se você está se baseando apenas na velocidade do processador, então não é [um console da] próxima geração. Se você está se baseando no fato de que o Wii U é uma ideia nova que desafia plataformas existentes, então definitivamente ele é da próxima geração.

Além dele, o estúdio FrozenByte, conhecido pelos games da série “Trine“, disse que não houve nenhuma dificuldade de converter “Trine 2” para o Wii U: “A arquitetura roda muito bem e pudemos melhorar as artes do jogo para um nível acima dos outros consoles. Por isso não tivemos problemas ao portar e já criamos uma base para nossos próximos jogos. Talvez algumas pessoas estavam esperando um salto maior em termos de poder gráfico, mas no final das contas acredito que a maioria dos estúdios ficarão muito confortáveis com o sistema“, comunicou a empresa.

Michel Ancel, defensor do Wii U

Michel Ancel, da Ubisoft e criador da franquia Rayman, foi só elogios para as capacidades do Wii U quando na criação de “Rayman Legends“: “O que me surpreende com o Wii U é que não tivemos muitos problemas técnicos. Está rodando muito bem, na verdade. Não temos que ficar otimizando as coisas constantemente. Mesmo nas versões de ‘Rayman Origins’ para X360 e PS3, tivemos alguns problemas de renderização e coisas assim. Então parte do mérito é nosso – nós melhoramos a engine – mas eu acho que o console é bem poderoso. Surpreendentemente poderoso“, disse Ancel sobre o console. Ele continua: “E tem muita memória. Você pode ter enormes texturas, e é louco porque algumas vezes o artista gráfico – nós construímos nossas texturas em padrões muito elevados. Elas poderiam ser usadas em um filme. Então nós comprimimos elas, mas algumas vezes eles se esquecem de fazer a compressão, e ainda funciona! Então, sim, é bem poderoso. Algumas vezes é difícil quando você é um dos desenvolvedores iniciais porque é sua responsabilidade encontrar soluções para certos problemas. Mas os elementos principais do console são surpreendentemente poderosos“.

Enfim, a verdade é que, mesmo que o Wii U acabe se tornando um “Grande Fail” da Nintendo, como muitos acham que será, ele ainda tem muito para mostrar, com um potencial que não chegou nem perto de mostrar o que pode fazer. O mesmo aconteceu com o N64 e o GameCube, e tanto os consoles como a empresa sobreviveram, e ainda oferecendo excelentes títulos exclusivos que fizeram a alegria e diversão de milhões de jogadores pelo mundo. E será esses mesmos jogadores que a Nintendo agradou no passado que vai atrair agora para o seu Wii U, mesmo que eles comprem um PS4 ou XOne. Um nicho (não estou falando dos fãs da Nintendo, mas sim aqueles que compram mais de um console e que estão esperando por títulos mais atraente para se aventurarem) que estará aguardando pelos jogos exclusivos do aparelho. E acredite, eles não são poucos.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

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