Share Button

A franquia WRC já passou pelas mãos de algumas desenvolvedoras, mas desde 2015 a responsável pelo projeto é a Kylotonn, que vem trabalhando para aprimorar a série desde então. World Rally Championship 7 chega ao mercado para PC, PS4 e Xbox One com melhorias técnicas e revisões na estrutura que justificam o upgrade para o novo título da saga. Confira agora nossa análise.

WRC7 é o título oficial do famoso campeonato automobilístico homônimo, e o jogo tem como foco passar a experiência desta competição. Ao todo são 13 ambientes distintos baseados em cenários reais, cada um com características próprias, tanto geográficas quanto em distância de percurso. Quanto aos modos de jogo existem três: no modo “Solo” é possível construir uma carreira, jogar partidas rápidas, realizar a prova de direção e testar suas habilidades e também criar campeonatos personalizados; em “Multijogador” há três modos de competição, inclusive a possibilidade de jogar em tela dividida local; por último, o “Campeonato“, que são eventos temporais online que geram classificação global.

Ao iniciar o drift no asfalto a poeira das rodas sobe imediatamente.

Os gráficos passaram por visíveis melhorias. Os carros estão com o exterior mais detalhado, inclusive os amassados da carcaça causados por acidentes, já os efeitos de iluminação também melhoraram e o contraste no ambiente combina com a hora do dia. Os cenários também estão melhores que em 2016, porém não acompanharam o mesmo progresso dos veículos, por isso, nota-se um certo desiquilíbrio neste contexto, mas é claro que a experiência não é prejudicada.

Os carros foram representados em seus mínimos detalhes

A jogabilidade é o trunfo de WRC7. O game passou por severas adaptações na direção dos veículos, o que deixou o título mais próximo dos carros na vida real, mas com isso veio também o aumento de dificuldade. Mesmo o modo mais básico de direção, o “Amador”, não é brincadeira e pode ser hardcore para alguns iniciantes. Para pilotar bem é necessário conhecer o carro, manter o controle em altas velocidades, reduzir na hora certa, puxar o feio de mão no tempo ideal para fechar a curva acentuada sem bater e não  atrapalhar a retomada de velocidade do carro.

No modo replay é possível assistir a corrida em vários ângulos

Não se frustre ao derrapar, perder a direção ou ser atirado para fora da pista, pois no começo é assim mesmo. Leva-se um tempo até adaptar ao jeito frenético do rally; e esta adaptação é intermediada positivamente pelos ótimos controles do jogo. A Kylotonn se esforçou em oferecer comandos acessível e fáceis de decorar, tanto no modo mais básico quanto no mais complexo, logo, após algumas rodadas de campeonatos é natural que o jogador se sinta confiante em tentar um gameplay mais próximo da simulação.

FIA World Rally Championship 7 é o tipo de progressão numa franquia que todo fã merece. O novo jogo da série não é uma reciclagem do ano passado, mas uma nova edição com upgrades louváveis, em especial na jogabilidade. Por ser bem adaptado para os os controles, após algumas horas de jogatina vale a pena alterar o estilo de direção e apostar em modos mais difíceis. WRC7 cumpre o que promete: passar a experiência do que é um campeonato esportivo de rally e agrada pela sua fidelidade e foco.