Eventos

[XMA] X5 Mega Arena 2014 – saiba como foi o primeiro dia do evento!

por Giuseppe Carrino Neto

Maio. Mais precisamente o dia 1º. Dia do trabalhador. Uma data que muita gente resolve usar para descansar e curtir uns dias a mais com sua família, amigos ou simplesmente fazer algum hobby. Como muitos sabem, o Brasil está virando palco de muitos eventos de grande porte na área de games. Eu, particularmente, usei o dia para ir ao XMA, o maior evento de games e e-sports da América Latina que está ocorrendo do dia 1º até o dia 4 de Maio em São Paulo.

Programação do evento

Para quem não sabe, e-sports quer dizer literalmente esportes eletrônicos. O termo é usado para definir campeonatos ou torneios de jogos de videogame ou computador, onde jogadores profissionais, que dedicam seu tempo quase que exclusivamente a isto, competem para ganhar um prêmio.

Não obtive dificuldades para entrar na hora que cheguei lá, um pouco depois das 13h00. Sem filas, tanto para retirar a credencial da imprensa quanto para quem foi lá pagando o ingresso. Isso foi um ponto bastante positivo. Afinal de contas, quem gosta de ficar parado em pé por horas sem fim?

De cara já percebi que o clima no local estava muito animado. Muitas pessoas jogando nos computadores partidas de League of Legends, FIFA, Crossfire e outros. A maioria, no entanto, apenas observando as partidas sem piscar, para não perder nenhum momento da jogatina. Existe, inclusive, um local onde as pessoas podiam se sentar e observar em uma tela com cerca de 42 polegadas algum jogador em uma partida nos computadores liberados para o público.

O profissionalismo do evento em relação aos torneios foi muito bem elaborado. Senti-me dentro de um daqueles eventos que normalmente você só vê pela internet já que quase nunca eles acontecem no Brasil. Quer dizer, quase nunca não aconteciam né. Ficou bem clara a seriedade dos organizadores em relação a querer mudar este quadro e fazer deste evento algo do cotidiano.

Durante o aquecimento das duas equipes, um DJ ficava animando a galera com música eletrônica enquanto os narradores davam detalhes do jogo em questão, dos mapas e também de cada membro das equipes. A plateia ficava eufórica a cada vitória do time pela qual estavam torcendo e tudo isso sendo animado pelos narradores com uma empolgação digna de final de campeonato de futebol nacional. O hype só aumentava a cada nova rodada dentro das partidas. E ao final da contenda, a festa da equipe vencedora, com direito a urros de alegria enquanto a torcida ia ao delírio.

Engana-se quem acha que o torneio era a única atração do evento. Havia vários quiosques com produtos relacionados ao universo geek como gibis, bonecos de ação, camisetas e outros. Muitos deles, inclusive, disponíveis para quem estava disposto a comprar. Famosos youtubers estavam presentes, dando autógrafos para quem tinha paciência de encarar as filas e até vendendo acessórios relacionados aos seus canais.

Há também um local de descanso com sofás e poltronas para o caso de você resolver ir com seu filho menor ou até mesmo seu avô octogenário e precisar de um local para dar uma pausa. Isso sem falar também dos locais para fazer uma boquinha. Afinal de contas, ninguém é de ferro. Infelizmente, como quase sempre ocorre, existe uma fila para que você possa comprar algo para comer. Por sorte, o evento dura 12 horas e acaba dando tempo de você conferir tudo apesar disso.

E, claro, nenhum evento de games estaria completo sem a presença dos consoles da nova geração. Pois é, PS4, Wii U e Xbox One estão disponíveis para o público experimentar jogos como Ryse, Infamous Second Son, Thief, Call of Duty Ghosts, Knack, Mario 3D World. Há também os velhos de guerra PS3 e Xbox 360 com jogos de luta como King of Fighters, Injustice, Mortal Kombat, Cavaleiros do Zodíaco, para você disputar com algum amigo ou desconhecido para ver quem é o melhor.

O evento não é do tamanho de uma BGS. Mas cumpre muito bem o papel que se propõe e entretém quem gosta de jogos e e-sport. Se você tiver um tempinho na sua agenda até dia 4 de Maio, dá uma passadinha lá que vale a pena. Interaja com o pessoal presente, veja os cosplays, as booth babes e acompanhe as partidas oficiais que rolam por lá. Vale muito a pena 😉

 

 

[imagebrowser id=281] [nggallery id=281]

 

Sammy Anderson

Fundador do GameHall e produtor do programa Versus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!