Share Button

A Playtonic Games, um estúdio formado (em sua maioria) por ex-funcionários da Rare trouxe ao o mundo dos games um título que tem o objetivo de ser o sucessor espiritual da aclamada franquia iniciada em Banjo-Kazooie. O projeto foi financiado no Kickstarter em 2015 tendo um retorno positivo imediato dos fãs.

Os amigos Yooka e Laylee estavam tranquilos em sua nova residência quando de repente um livro que estava ao lado deles é tragado pelo ar e sai voando numa direção misteriosa. Os dois decidem investigar e acabam chegando a Hivory Towers. Decididos a entender o que está acontecendo ambos adentram a propriedade onde descobrem mundos novos e repletos de aventura.

Os níveis de Yooka-Laylee são amplos e dão total liberdade ao jogador. Você pode fazer o que quiser e na ordem que achar mais interessante, pois o game passa muito longe de ser linear. Ao todo são cinco mundos exploráveis e que podem ser expandidos através de coletáveis ao longo dos cenários, e como em todo game do gênero cada mundo tem uma temática diferente.

Seu objetivo é encontrar as páginas perdidas dos livros que estão espalhadas por todo o jogo. Para obtê-las será necessário vasculhar cada canto do game e aceitar desafios e mini games propostos pelos NPC’s do jogo. De maneira geral nenhuma missão é difícil, principalmente por que os upgrades dos personagens são fáceis de conseguir, mas às vezes, você pode se atrapalhar por causa da câmera e também do controle do personagem.

A câmera engasga em alguns ângulos, já a movimentação de Yooka tem repostas levemente atrasadas ao fazer curvas e parar, por isso, você pode cair facilmente de alturas se não calcular muito bem seu trajeto. Mas não se assuste, a jogabilidade tem suas falhas, porém a jogatina não fica prejudicada desde que você se adapte a estes detalhes.

A trilha sonora lembra muito a franquia de Banjo-Kazooie sendo gostosa de se ouvir e combinando bastante com o game. Os efeitos sonoros seguem um estilo cartunizado, acompanhando o estilo gráfico. E falando em gráficos, a qualidade do game agrada e é muito bonito para um título indie, e levando em consideração o estilo de arte escolhida podemos dizer que está acima da média.

Yooka-Laylee é um título nostálgico que traz em seu DNA todos os elementos que consagraram os games Plataforma em 3D. É um jogo simples que não utiliza de recursos modernos como mapas e pop-ups te lembrando o que você deve fazer, o que deixa o título ainda mais old school. É uma aventura que revitaliza os games Plataforma e também mostra que do Kickstarter podem sair excelentes projetos. É um jogo mais do que indicado para os fãs da Rare e de Plataforma e pode ser um excelente começo para gamers mais jovens que tem curiosidade no gênero.