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Yuzo Koshiro

– A Lenda da Dance Game Music –

Já tivemos aqui uma matéria especial sobre o genial Motoi Sakuraba e agora é a vez de outro grande compositor de games ter sua biografia aqui na Gamehall. Yuzo Koshiro é um dos grandes nomes da música para videogames. Se você é da época do Mega Drive com certeza deve se lembrar de clássicos como The Revenge of Shinobi e Streets of Rage, e curiosamente em ambos os jogos, na tela título, possuíam o nome de Yuzo Koshiro, um feito até então inédito na indústria de videogames e até mesmo hoje em dia um privilégio para poucos (eu mesmo me lembro apenas de Nobuo Uematsu com tal privilégio e agora mais recentemente Motoi Sakuraba).

Esse compositor que surpreendeu os proprietários de um Mega Drive (e a própria Sega) foi o primeiro a receber reconhecimento internacional, devido a seu talento único de extrair grandes composições e melodias dos consoles de videogame. Suas músicas eram sempre um diferencial de qualidade para os jogos e com certeza persuadiram muitos gamemaníacos a compra-los apenas para ouvir as fantásticas composições. Saiba aqui tudo sobre esse mestre das trilhas sonoras de games, que virou lenda nos games da Sega, sua vida, sua carreira e seu sumiço.


Biografia

Yuzo garotão e seus brinquedos

Yuzo Koshiro nasceu em Tóquio, Japão em 12 de Dezembro de 1967 e desde cedo já se iniciou no mundo da música. Ainda pirralhinho, com 3 anos de idade, foi introduzido à música clássica aprendendo piano com a sua mãe, Tomo Koshiro, uma pianista que graças a ela receberia influências musicais de gênios da música clássica, como Bach, Mozart e Beethoven. Foi então estudar com o renomado e respeitado compositor Jo Hisaishi, famoso por trabalhar com o mestre da animação, Hayao Miyazaki, em grandes clássicos como Totoro, Mononoke Hime e A Viagem de Chihiro.

Graças aos seus ensinamentos, o jovem Yuzo já com 5 anos sabia compor e tocar violino e vioncello. Em sua adolescência começou a se interessar por fliperamas e videogames (e também por computadores) e ficava fascinado com a música dos games. Começou então a reproduzir músicas em seu computador e começou a mandar artigos para a revista de computadores Microputer Basic Magazine, com o pseudônimo de “YK-2”. Não demorou muito para que as suas músicas se tornassem populares entre os leitores da revista. Yuzo usava os computadores da Nec (PC88/98 – muito populares no Japão, com som equivalente ao nosso Midi) e praticamente dominou a técnica para compor músicas para esse sistema, tirando o seu máximo proveito.

Aos 20 anos de idade Yuzo viu um anúncio de recrutamento para compositores para games na saudosa Nihon Falcom Corporation (dos games Xanadu, Ys, Dragon´s Slayers, The Legend of Heroes) e levou até eles uma fita com músicas que ele fez em casa. O pessoal da Falcom gostou de imediato e resolveu usar algumas de suas músicas no game Xanadu Scenario II, um RPG que fez muito sucesso nos computadores daquela época.

Yuzo passou a trabalhar na Falcom juntamente com outros compositores trabalhando em jogos como Dragon Slayer IV, Sorcerian e Romancia. Mas foi com o primeiro game da série Ys, lançado para o computador PC88 em 1987, que ele pode mostrar todo o seu talento, compondo a maioria das músicas da trilha sonora (participaram também Mieko Ishikawa e Hideya Nagata na composição da trilha). O game foi um estrondoso sucesso, especialmente por causa da sua trilha sonora impactante, que combinava rock, clássico e medieval. A série Ys (que já está em seu sexto capítulo) foi uma das responsáveis por começar um novo e rentável mercado de videogames: as trilhas sonoras. As versões de Ys I e II para PCE, que contam com uma bela trilha sonora (e uma das primeiras orquestrações para videogames) não foram feitas por Koshiro, mas foram baseadas em seu trabalho no jogo original.

foi com a série Ys que Yuzo começou a se destacar em sua carreira

Ironicamente Yuzo não tem os direitos sobre as músicas que criou, pertencentes todos à empresa. Depois de uma longa parceria com a Falcom, Yuko resolve largar a empresa e tentar a sorte sozinho mesmo. Yuzo começou a trabalhar como compositor freelancer e fez alguns trabalhos para a Enix. Em 1989 surge a sua grande chance, fazer a trilha sonora do game Super Shinobi (Revenge of the Shinobi) para o Mega Drive.


O Estrelato

Shinobi foi um dos primeiros games a ser lançado para o Mega Drive, alcançando sucesso mundial em pouco tempo, por mostrar o que os jogos de 16 Bits eram capazes. Aliado a belos gráficos e jogabilidade, o jogo ainda contava com uma sensacional trilha sonora de Yuzo Koshiro, que não teve problemas em se adaptar aos chips de áudio do Mega Drive que eram similares aos dos computadores que ele usava antigamente. O jogo era o primeiro que trazia o nome do compositor na tela título do game. Graças a isso, o nome de Koshiro atingiu reconhecimento mundial. Todos queriam saber quem era esse novo compositor.

Yuzo Koshiro deixava sua marca nos videogames. Fã declarado de dance music (e seus variados estilos como house, techno, trance, etc), Yuko mesclava as batidas dance ao estilo das músicas de videogame. Graças à trilha sonora de Shinobi, Yuzo Koshiro havia conseguido a desejada fama mundial como compositor de games.

No final do ano seguinte seria lançado o Super Famicom (o Snes) no Japão e um dos seus primeiros jogos foi Actraiser, um jogo que misturava RPG e plataforma e que foi um grande sucesso, e contava com a trilha sonora de Koshiro (que não era empregado da Sega e por isso podia brincar em outras empresas) mas não tinha seu nome na tela título.

com Actraiser Yuzo teve novas possibilidades profissionais

O Snes contava com chips de áudio melhores que os do Mega Drive, o que possibilitou a Koshiro um avanço técnico à sua carreira. Com Actraiser, Yuzo pode simular músicas orquestradas, que misturava a música clássica com a batida agitada típica dos videogames. As músicas de Actraiser 1 e 2 (que Yuzo também compôs e que é a única coisa que se salva nesta continuação) possuem forte influência do grande compositor John Williams (simplesmente o cara que coleciona Oscars por fazer trilhas sonoras de sucesso como Star Wars, Superman, Indiana Jones, etc), algumas são quase idênticas aos temas clássicos de Williams. Yuzo nunca escondeu o fato de ser fã de carteirinha de Williams (cara de bom gosto) e que realmente os jogos de Actraiser tem influência de seus sons.

Mas assim como aconteceu no Mega Drive, poucos compositores sabiam realmente como aproveitar o potencial de áudio do Super Nintendo. É incrivel ver como Yuzo se adaptou ao sistema de som do Super Nintendo já em seu primeiro jogo, pois muitos jogos foram lançados anos depois de Actraiser e poucos chegavam perto da qualidade da trilha sonora de Koshiro (as músicas de Actraiser realmente são belíssimas, quem gosta de músicas clássicas vai adorar – o show orquestral de Actraiser foi um dos primeiros na indústria). Só anos depois que Actraiser saiu é que games com músicas melhores foram saindo, como Nobuo Uematsu e sua obra-prima Final Fantasy VI. Mesmo assim, eram poucos os jogos que se igualavam em qualidade com Actraiser.

A carreira de Yuzo estava cada vez melhor, em 1991 sua mãe então criou sua própria companhia para fazer músicas de games, a Ancient (que significa “antigo”, em apologia ao sobrenome “Koshiro”, que também significa isso em japonês), com ela responsável pela divulgação, Yuzo com a parte sonora e a irmã, Ayano Koshiro com o design (alguns trabalhos dela tem como Streets of Rage 2, Actraiser 1 e 2, Beyond Oasis, entre outros). Nesse mesmo ano Yuzo realizou seu primeiro concerto com uma orquestra de verdade, onde tocou a trilha sonora de Actraiser.

a irmã…apresenta ae Yuzo!

Nesse mesmo ano, outro game sairia para Mega Drive que confirmaria o talento de Koshiro. O game era Streets of Rage, outro jogo que se tornou um grande sucesso e até hoje possui milhares de fãs. Novamente Yuzo teve seu nome na tela título do game. Actraiser possuía músicas belíssimas, mas Yuzo mostrou que o Mega Drive também não ficava atrás. Melhor do que isso, foi com esse jogo que Yuzo Koshiro colocou o seu nome na história dos videogames e que revolucionou o mundo da música dos videogames, com uma trilha sonora fascinante e uma música inesquecível: a música tema de abertura.

A música de abertura de Streets of Rage é considerada ainda hoje como uma das mais belas já feita para videogames. E realmente ela o é, quem conhece sabe do que estou falando, uma música melódica que simplesmente te hipnotiza. Uma música que teve impacto não somente nos gamers, mas na midia e imprensa especializada. Yuzo agora era mais famoso do que nunca.

SoR … um marco na história dos games e na carreira de Yuzo

Assim como Actraiser teve influência de John Williams, Streets of Rage teve influências do estilo house dos anos 90, principalmente do grupo Soul II Soul, que tinha em suas músicas o dance, funk e soul (a música de abertura de SoR tem uma batida parecida com a música Keep on movin, grande sucesso do grupo de 1989). Yuzo sempre curtiu a música eletrônica e quis levá-la aos videogames, e com SoR ele conseguiu de forma perfeita. Não somente a música de abertura, mas toda a trilha sonora era genial, com batidas e sons típicos das músicas eletrônicas. Era como estar na balada em um clube dançando cpm a galera.

O sucesso do game foi tão grande que ainda hoje ele é lembrando. Em 2004 Koshiro foi convidado para participar de Club House no Japão em uma rave com temática com músicas de games, onde claro ele fez uma apresentação especial com as músicas de SoR. Veja abaixo um video amador com Yuzo no Club tocando as músicas (demora um pouco pra carregar, mas vale a pena).

Depois disso Yuzo ainda fez alguns trabalhos como o Super Adventure Island do Snes, Shinobi para Game Gear e Sonic para Master System e Game Gear, mas sem grandes repercussões (muita gente nem mesmo sabe que ele é compositor desses games). Em 1992 Yuzo Koshiro atingiria o auge de sua carreira, com a sua mais bela obra-prima de todos os tempos: Streets of Rage 2.

Com o sucesso do primeiro jogo, a Sega tratou de lançar logo a continuação. Agora com mais memória, tinha gráficos melhores, uma excelente jogabilidade, personagens grandes e detalhados e claro, uma trilha sonora impecável de Koshiro. Com a ajuda de Motohiro Kawashima, Yuzo extraiu ao máximo a capacidade sonora do Mega Drive, fazendo de Streets of Rage 2 um dos mais consagrados games musicalmente. Yuzo tornava-se uma lenda viva dos videogames.


A Era das Trevas

Porém os anos seguintes não foram muito bons para ele. Fez sem muita repercussão as trilhas sonoras de Slap Fight, um remake para o Mega Drive e jogos para Master System/Game Gear como Shinobi e Batman Returns.

Em 1994 seria lançado Streets of Rage 3. Uma grande expectativa para os fãs de Koshiro que aguardavam um outro trabalho genial. Infelizmente isso não aconteceu. Apesar de possuir belos gráficos e jogabilidade, a trilha sonora do game foi severamente criticada. SoR3 tinha uma trilha sonora totalmente diferente dos jogos anteriores, que não agradou nem um pouco aos fãs, que em sua grande maioria detestaram.

SoR 3 foi o início da sua decaída…Beyond Oasis foi um grande sucesso como game, mas não tinha as composições geniais de Yuzo

Eu mesmo também não gostei muito. Um trabalho em que ele experimentava novos estilos, indo para o trance music. Yuzo continuou a experimentar o novo som nos jogos seguintes como Beyond Oasis (Story of Thor) do Mega Drive (esse até que tem umas músicas bacanas, porém são curtas, apenas para dar um “clima” ao jogo, não tendo o mesmo impacto que as músicas de SoR), e Eye of the Beholder para Sega CD.

Chegava a nova geração de videogames, que usavam o CD como mídia e que permitia músicas de qualidade digital. Enquanto nomes como Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda, Motoi Sakuraba, entre outros, ganhavam mais e mais fama, o de Yuzo Koshiro ficava cada vez mais ofuscado e caído no esquecimento. Parece que ele não conseguiu se adaptar às mudanças tecnológicas como os outros compositores citados, sobretudo Uematsu, que ficava cada vez mais famoso a cada novo Final Fantasy que saia.

Yuzo e Nobuo após um concerto para games em 2004

Yuzo compôs algumas trilhas para games do Saturn através da sua empresa Ancient, mas sem o mesmo sucesso de antigamente. E assim Yuzo foi levando a vida, sem nenhum trabalho que chamasse a atenção na geração 32 Bits.

Em 2000, com o então novo console da Sega, o Dreamcast, Yuzo voltaria a cena musical com o revolucionário e fantástico jogo Shenmue. Um mega e milionário projeto da Sega para um novo conceito de games. Sem dúvida Shenmue é um dos games mais revolucionário de todos os tempos, e Yuzo Koshiro fez parte desse projeto compondo a trilha sonora (com mais quatro outros compositores). Apesar do game possuir belíssimas melodias orquestradas com forte inflências orientais, o nome de Koshiro foi totalmente ofuscado pelo o de Yu Suzuki, talentoso game designer da Sega e a pessoa que comandava TUDO (isso inclui a trilha sonora) no projeto Shenmue.

Shenmue possui belas músicas orquestradas

Em 2002 ele voltaria a compor para o game Wangan Midnight da Namco para arcades, baseado em um mangá que narrava uma história de corrida. Novamente com um estilo mais orquestrado, da boa e velha escola de John Williams, o game possui belas músicas, mas ainda assim não é muito conhecido, possui uma versão para PS2, mas saiu apenas no Japão.

Ele voltaria a compor em 2003 para um álbum tributo para Street Fighter, que reuniu vários compositores, entre eles Yuzo que compôs a música tema do boxeador Balrog (M. Bison na versão japonesa), em uma bela versão dance com “cara” do Yuzo dos bons e velhos tempos.

Em 2004 Yuzo ainda faria a trilha sonora para duas sequências do game que sairiam para arcades chamado Wangan Midnight Maximum Tune 1 e 2. E uma agrádavel surpresa para os fãs: Yuzo parece ter feito as pazes com os videogames e criou duas belíssimas trilhas sonoras desde Streets of Rage 2, voltando ao seu estilo de músicas dançantes, inclusive com duas músicas cantadas.

Wangan tem músicas dançantes geniais de Yuzo

Yuzo ainda trabalharia com os games Namco vs Capcom para PS2, Island of Kaiju (da Sega para Game Cube), mas que também saíram apenas no Japão e não são muito conhecidos. Um de seus trabalhos mais recente é com o game Dance Dance Revolution EXTREME 2 com uma música cantada para PS2, chamada “You Gotta Move It”. Também fez algumas músicas para o jogo Namco vs Capcom, juntamente com a cantora jpop-star Koda Kumi (famosa por cantar as músicas de Final Fantasy X2… sem dizer que é uma gata nipônica maravilhosa, confira a foto abaixo!).


Yuzo está de volta

Yuzo Koshiro está longe de ter a fama dos bons e velhos tempos, mas uma coisa ele tem: talento. Em uma indústria tão concorrida como a dos games, especialmente a das trilhas sonoras que se desenvolveu imensamente desde os tempos dos 16 Bits, há muita gente boa no mercado musical. A maioria domina bem a técnica e a tecnologia atual para compor músicas de games, a principal diferença está em seus estilos, aquele “toque especial” que faz determinada trilha sonora ter um som especial. Apesar de Yuzo ter mostrado que possui capacidade e versatilidade para compor músicas de RPGs, esse é um mercado cujas maiores franquias já possuem compositores renomados. Acho difícil Yuzo fazer carreira com RPGs (talvez se lançarem um Actraiser para os consoles atuais).

Yuzo Koshiro atualmente está trabalhando (juntamente com a talentosíssima Michiru Yamane) na trilha sonora do novo game da série Castlevania, a ser lançado para o Nintendo DS no final de 2006, Castlevania: Portrait of Ruin. Também está compondo para o game Etrian Odyssey, também para o Nintendo DS, a ser lançado em 2007 e no jogo para PSP, Lost Regnum, um RPG-Ação estilo Diablo.

Além disso, Yuzo foi convidado para participar do conceituado Play! A Videogame Symphony (primeiro concerto mundial de videogames, que reúne grandes nomes das game musics como Nobuo Uematsu, Koji Kondo, Michiru Yamane, Yasonori Mitsuda, entre outros). Yuzo já tocou sinfonias de jogos clássicos, como Sonic The Hedgehog, Revenge of The Shinobi (como será que ficaram as músicas desses games orquestradas???) e Shenmue. Uma pena ele não ter participado do Video Games Live, que estará aqui em São Paulo em novembro de 2006.

Em minha humilde opinião, ele deveria se ater ao gênero que o consagrou, os jogos de ação e dance music. Yuzo Koshiro tem o toque, ele só precisa se reencontrar novamente. Com passos curtos e modestamente, ele vem fazendo boas trilhas sonoras para games. Não se espantem se amanhã ou depois acontecer outro “boom” com o nome de Yuzo Koshiro, como aconteceu anos atrás. Seus fãs e gamers de toda parte esperam por isso.


Algumas músicas do trabalho de Yuzo Koshiro


Gamegrafia

  • Xanadu Scenario II – PC-88 , PC-98
  • Ys – PC-88 , PC-98
  • Ys II – PC-88 , PC-98
  • Romancia – PC-88
  • Dragon Slayer IV / Legacy of the Wizard – Famicom / NES
  • Sorcerian – PC-88 , PC-98
  • Algarna – Sharp X1
  • Bosconian – Sharp X68000
  • The Scheme – PC-88
  • Misty Blue – PC-88
  • Ys – Master System
  • Crack Down – Mega Drive / Genesis
  • The Stickman is Back
  • The Super Shinobi / Revenge of Shinobi – Mega Drive / Genesis
  • Thrice (Slice) – Sharp X68000
  • Bare Knuckle / Streets of Rage – Mega Drive / Genesis
  • ActRaiser – Super Famicom / Super Nintendo
  • ActRaiser 2 – Super Famicom / Super Nintendo
  • Super Adventure Island – Super Famicom / Super Nintendo
  • Super Adventure Island 2 – Super Famicom / Super Nintendo
  • Sonic the Hedgehog – Sega Master System , Game Gear
  • Bare Knuckle II / Streets of Rage 2 – Mega Drive / Genesis
  • Slapfight – Mega Drive
  • Miracle Casino Paradise – Super Famicom
  • The GG Shinobi – Game Gear
  • The GG Shinobi II – Game Gear
  • Batman Returns – Game Gear , Sega Master System
  • Bare Knuckle III / Streets of Rage 3 – Mega Drive / Genesis
  • The Story of Thor / Beyond Oasis – Mega Drive / Genesis
  • Eye of the Beholder – Mega CD / Sega CD
  • Zork I – Sega Saturn / PlayStation
  • The Story of Thor 2 / The Legend of Oasis – Sega Saturn
  • Vatlva – Sega Saturn
  • Culdcept – Sega Saturn
  • Shenmue – Sega Dreamcast
  • Wangan Midnight – Arcade , PlayStation 2
  • Car Battler Joe – Game Boy Advance
  • Island of Kaiju – GameCube
  • Wangan Midnight: Maximum Tune – Arcade
  • Wangan Midnight: Maximum Tune 2 – Arcade
  • Namco X Capcom – PlayStation 2
  • Dance Dance Revolution Extreme 2 (uma música chamada “You Gotta Move It” com Julie Rugaard nos vocais)
  • Castlevania: Portrait of Ruin – Nintendo DS
  • Etrian Odyssey – Nintendo DS
  • Lost Regnum/Warriors of the Lost Empire – Sony PSP
  • Wangan Midnight: Maximum Tune 3 – Arcade
  • Fuzion Frenzy 2 – Xbox 360
  • Kateikyoushi Hitman Reborn! Dream Hyper Battle! – PlayStation 2, Wii – com Tomonori Hayashibe e Motohiro Kawashima
  • Super Smash Bros. Brawl – Wii – com vários outros compositores
  • Etrian Odyssey II – Nintendo DS
  • Otomedius G – Xbox 360
  • 7th Dragon – Nintendo DS
  • Wangan Midnight Maximum Tune 3 DX – Arcade
  • Etrian Odyssey III: Visitor From Star Ocean – Nintendo DS
  • Dragon Ball Online – PC

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

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