Share Button

O mercado de E-Sports está em ascensão e muitos jogadores sonham em um dia fazer parte de ligas profissionais, porém o caminho não é fácil e surgem algumas dúvidas sobre o que fazer e como fazer. Por isso, fizemos uma pequeno guia que servirá como orientação para queles que desejam fazer da jogatina uma fonte de renda.

Descubra o jogo certo para você

Atualmente as principais competições são representadas pelos MOBAS, FPS’s e Fighting Games, por isso dê uma olhada nos títulos mais recorrentes em campeonatos e escolha aquele que mais combina com você. Após selecionar o título comece a se dedicar a ele em seu tempo livre, o que significa que você terá de abrir mão de outros (ou pelo menos diminuir o tempo gasto com outros títulos) para começar a se especializar neste jogo.

Escolha um personagem

Após conhecer o game e entender sua lógica e mecânica está na hora de dominar, ou “mestrar” com um ou mais personagens. No caso dos MOBAS (League of Legends, Dota 2) e FPS’s (como Overwatch e Rainbow Six Siege), por exemplo, é interessante entender a classe do personagem e qual sua função no game, pois é através destas características que se monta a estratégia de jogo.

Feito isso, é hora de aprender a jogar e saber a hora de utilizar cada uma das habilidades de seu personagem durante a partida, para que assim, possa ajudar seu time a chegar a vitória. Esta dica também serve para ganhar as partidas dos games de luta.

Assista jogadores profissionais

Existem diversos canais no Youtube ou Twitch que transmitem partidas oficiais e também jogadores que tem seus próprios canais. Vê-los jogar é um dos caminhos mais fáceis para entender como é “jogar de verdade” e também pegar dicas e truques sobre os personagens dos games.

Encontre as pessoas certas para jogar

Ir para salas abertas e partidas rápidas é bom para quem quer se divertir, mas se você sonha em se tornar um jogador profissional procure pessoas que tenham o mesmo sonho e comece a jogar junto a elas. Formar um time ajudará a desenvolver o trabalho em equipe e a capacidade estratégica, bem como será um ótimo treinamento para desenvolver a posição em que deseja jogar, como um healer ou tanker, por exemplo.

Compromisso

Reserve um tempo semanalmente para se dedicar ao game, ou seja, jogar para praticar. Ter um horário fixo é uma ótima maneira de encarar o game como um compromisso real e também é excelente para desenvolver a administração do tempo.

***

Você gostaria de jogar profissionalmente algum jogo? Deixe sua opinião nos comentários!