Age of Conan ganhará sistema de conquistas no próximo patch principal

Age of Conan - Screenshot - Horse

Para aqueles que chegaram a jogar o Age of Conan (ambientado no universo do famoso herói cimério) o jogo ganhará um sistema de conquistas. Segundo o site oficial, no update 4.5 teremos conquistas e o sistema será expansível, com os desenvolvedores podendo criar novas conquistas (talvez similar ao que acontece no Guild Wars 2 a cada novo evento, tendo novas conquistas) e as conquistas serão divididas nas seguintes categorias principais: Factions, Levelling, Dungeon and Raid Completion, PvP Minigames e PvP Stats. As conquistas também terão classificação em Bronze, Prata e Ouro, dependendo do desempenho e da rapidez que o jogador completar as dungeons e raides selecionadas.

O jogador também poderá se tornar um mestre de certas zonas da aventura (Playfield Mastery) que incluem panoramas, missões e conquistas específicas como alguns chefes, e adição de enredo para algumas zonas de aventura selecionadas. O post não comenta muito se essa parte da lore estará ligada nas conquistas, mas provavelmente o sistema também deve ter alguma semelhança com o Guild Wars 2 e o World of Warcraft, tendo conquistas de enredo. Só não ficou claro se os jogadores que já fizeram boa parte do conteúdo do jogo receberá as conquistas ao logar, ou se eles deverão completar tudo novamente.

Já os Panoramas poderão conceder prêmios, para premiar o jogador pela exploração dos cenários e do mundo de jogo, além do jogador poder coletar informações do enredo do jogo e inserir no “jornal de enredo” (lore journal), fornecendo detalhes sobre o mundo e sua população.

O update 4.5 promete ter bastante conteúdo, tanto para quem já joga o game nos últimos anos, como os novatos que começaram recentemente. Também será adicionado o “Pit of Trails”, uma localidade de arena que terá tanto componentes de PvP quanto PvE.

Quanto ao modelo de negócios do jogo, ele tem um componente gratuito “free to play”, mas no site oficial eles detalham as diferenças entre as contas gratuita e paga, mas não detalham o valor. Se o jogador fizer um registro e acessar esta parte, tem diversos modelos de pagamento (mensal, 3 meses, 6 meses e 1 ano) com custo mensal inicial de 12.99 euros, tendo em torno de R$ 41.39 se ele ser jogador premium por 1 mês. Para 3 meses o custo fica em 31.18 euros, tendo a conversão de euros pra reais saindo por cerca de 100 reais. Um valor bem salgado para os padrões, o que acaba espantando muita gente, que acaba ficando na versão gratuita e com limitações, como ter acesso a apenas 2 raides e metade de espaço de banco. Abaixo tem uma tabela com os 2 tipos de modelos de negócios do MMO.

Conteúdo Gratuito Premium
Character Classes Full Access Full Access
AC:HA Adventure Zones Full access Full access
AC:RotG Adventure Zones
(including Faction system)
Gateway to Khitai Full Access
(RotG Required)
Dungeons Full Access Full Access
Raids 2 available Full Access
Sieges Unavailable Full Access
Personal Bank Space 50% Normal
Character Slots 2 (max 18) 8 (max 18)
Guild Renown Full access Full access
Alternative Advancement Unavailable Full Access
Mount Training Basic Only Full Access
Offline Levels Unavailable Normal Gain
(Level 70 Req)
Veteran Points Unavailable Normal Gain
Item Shop Discount None 10%

O que eles poderiam fazer é ter preços mais acessíveis e com valor em dólar, para facilitar um pouco e concorrer melhor com os MMOs ocidentais. Mas com tantos jogos free-to-play e outros com modelos mais amigáveis (World of Warcraft é R$ 15 reais por mês e Guild Wars 2 não tem mensalidade, bastando apenas comprar o jogo) então fica bem difícil pra eles terem mais receptividade. Mas como eles estão mantendo o jogo com updates, então o modelo free-to-play com premium está sendo bem rentável para a Funcom.

Age of Conan - Screenshot - Tiger Mount

Age of Conan - Screenshot - War Mammoth

Rodrigo Flausino

Editor de conteúdo do GameHall e do Select Game e desenvolvedor de softwares nas horas vagas. Meio ranzinza de vez em quando, mas é gente boa. Vivia reclamando. Gamer quase hardcore. Tem um PS3, um PlayStation 4 e um PC razoável que roda a maioria dos games atuais!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo