AnálisesGamesr7

Análise | Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz franquia da Sony ao PC com o pé direito

Um dos melhores jogos para PS5, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão agora pode ser apreciado no PC com diversas melhorias visuais e de performance fornecidas na plataforma.

Decidi esperar um pouco mais para fazer a análise deste jogo no computador ao invés de publicar uma no lançamento, levando em conta que ainda era necessário consertar alguns bugs graves.

A espera valeu à pena, pois as últimas atualizações trouxeram reparos para reflexos e sombras com Ray Tracing, corrigiram texturas que não estavam carregando, e deram mais estabilidade à experiência. Contudo, ainda há margem para que sejam feitas otimizações adicionais.

Antes de mais nada, como aqui no GameHall já falamos bastante a respeito de tudo que há em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão quando ele saiu para PS5, esta análise focará apenas nos aspectos técnicos da versão para PC.

Visualmente o jogo está um espetáculo, não devendo em nada para a versão PS5 e sendo até melhor do que ela nisso, especialmente graças ao Ray Tracing mais aprimorado, que oferece sombras, reflexos e oclusão de ambiente mais realistas em comparação com o console. Outro detalhe que chama a atenção é a nitidez da imagem, muito superior à encontrada no videogame da Sony, especialmente quando você combina isso com o DLSS das placas GeForce RTX.

Jogando em um computador equipado com processador Ryzen 7 3800X, 32GB de RAM em Dual-Channel, um SSD NVMe Corsair MP510 Gen3 x4 e uma GeForce RTX 4070, não tive dificuldade em rodar o jogo com tudo no Ultra em 1440p e 60 fps a maior parte do tempo que joguei, graças ao Frame Generation. Desligando o Ray Tracing, consegui obter facilmente 4K e mais de 100 fps constantes com essa nova tecnologia. Combinar isso com uma TV OLED de 120hz e G-Sync deixou tudo ainda melhor.

Com base no que testei, se você não possui um PC top de linha e quiser uma experiência estável com Ray Tracing, recomendo desligar as opções dele para oclusão de ambiente e sombras, e usar apenas os reflexos. Se mesmo assim a performance não estiver em 60 fps, desligue o Ray Tracing completamente, pois mesmo sem ele ainda terá gráficos deslumbrantes.

Se você não tiver uma placa GeForce RTX 40, não se preocupe, pois ainda é possível aproveitar Ratchet & Clank de forma satisfatória, já que o jogo conta com suporte às tecnologias de upscaling FSR da AMD, XeSS da Intel, e até mesmo o IGTI da própria Insomniac Games, voltado para quem não pode usar os outros métodos de upscaling. Todos ajudam bastante em melhorar a performance.

Uma coisa que me incomodou um pouco no jogo é que ele não é muito amigável em deixar mudar as configurações dentro dele, pois isso causa alguns travamentos dependendo das opções que você mexer. Felizmente existe um Launcher que abre ao rodar o game e você pode fazer as alterações por ele. No entanto, o ideal seria poder mudar tudo no jogo em tempo real sem que ele travasse.

Um aspecto de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão que muito se falava quando ele saiu para PS5 era o carregamento instantâneo que ele conseguia realizar de um planeta para outro, sem telas de loading ou qualquer tipo de engasgada/travada.

No PC que utilizei para jogar o game havia quase sempre um pequeno congelamento, de 1-2 segundos, ao realizar a transição entre um planeta e outro usando as fendas dimensionais. Contudo, a situação melhorou quando reduzi a qualidade gráfica do jogo, o que permitiu realizar o carregamento de forma praticamente igual à fornecida no console da Sony.

Vale ressaltar que, embora haja vídeos na internet mostrando o game funcionando em HDDs mecânicos, eu recomendo fortemente que você instale ele em um SSD, mesmo que seja do modelo SATA. Lembre-se que estamos falando de um jogo que foi concebido para tirar vantagem da alta velocidade dos SSDs, então pode ter certeza que haverá uma piora drástica na experiência se não usar um para jogar.

Conclusão

No geral, a experiência de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão no PC não deve em nada àquela presente no PS5, especialmente com o jogo recebendo atualizações constantes e ficando cada vez melhor em comparação a como estava no lançamento. É uma aventura muito divertida, vibrante e que traz uma jogabilidade tradicional que entrega aquilo que promete.

Prós

  • Gráficos impressionantes com ou sem Ray Tracing
  • Suporte aos recursos do DualSense ao conectá-lo com fio
  • Performance e visuais muito superiores aos do PS5, se você tiver o PC para entregar isso
  • Tecnologias DLSS, FSR, XeSS, Frame Generation e DirectStorage estão todas presentes

Contras

  • O jogo ainda precisa de algumas otimizações
  • Certas mecânicas requerem um SSD muito rápido para funcionar de forma similar ao PS5 ou então que você reduza a qualidade gráfica para compensar o tempo de carregamento

Nota: 8,5/10,0

Uma cópia do jogo para PC foi fornecida pela Sony para elaboração desta análise

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!