GamesNotíciasPréviasr7

Beta de Diablo IV: Se prepare para dar adeus à sua vida social

Durante o último final de semana, tive a oportunidade de jogar o acesso antecipado do beta de Diablo IV. Digo com toda a franqueza de alguém que acompanha esta franquia desde o começo, que me diverti bastante no tempo em que estive em Santuário.

A Blizzard finalmente entendeu que o estilo cartunesco dos gráficos de Diablo III não combina com a série, tendo optado por uma direção artística diferenciada em Diablo IV, buscando inspiração em Diablo I e II para oferecer algo com aspecto mais sombrio ao jogador. Embora eu ainda considere os dois primeiros jogos como superiores neste sentido, o novo título não faz feio nisso e oferece uma excelente ambientação, bem melhor do que aquela encontrada no terceiro game.

Falando especificamente da qualidade gráfica, é o jogo mais bonito da franquia. Os cenários e personagens contam com uma extensa riqueza de detalhes. As animações das magias e de certas habilidades, no entanto, poderiam ser melhor trabalhadas até o lançamento, pois carecem do detalhismo que encontra-se presente no restante do visual.

A jogabilidade é divertidíssima e vai te prender por muitas horas diante da tela, caso o jogo te fisgue. Seja jogando no mouse e teclado ou usando um controle, a experiência clássica de Diablo está lá, acompanhada de um novo sistema de árvore de talentos que permite deixar sua classe mais customizada para seu estilo de jogo.

Há as missões que avançam a história, em alguns momentos contadas por meio cutscenes renderizadas em tempo real, e também aquelas opcionais, e que não serão poucas no jogo final com base no que foi possível observar no beta. Além disso, ao explorar o mapa você encontra eventos que te dão recompensas caso sejam completados, sendo esta uma mecânica introduzida em Diablo III e que foi trazida de volta aqui.

Você também pode coletar materiais encontrados no mundo do jogo e desmontar itens que não for usar, para obter os recursos necessários para criar novos equipamentos e poções mais poderosas.

Diablo IV pode ser jogado sozinho ou ao lado de outros jogadores, o que permite encarar as legiões do Inferno por conta própria ou via multiplayer. No entanto, os Chefes do Mundo, monstros gigantescos e poderosos, precisam de um grupo para serem derrotados, e dão recompensas excepcionais quando morrem. No beta você pode enfrentar um deles, chamado Ashava, desde que esteja presente no jogo na hora em que ele aparecer.

Os lugares para interagir com outros jogadores e criar estes grupos são as cidades. No entanto, como o mundo de Diablo IV está sempre online, você pode acabar esbarrando em jogadores enquanto estiver explorando por conta própria ou encarando algum desafio, algo que pode desagradar aqueles que gostariam de fazer tudo sozinho.

Falando um pouco da performance do beta no PC, há um problema bastante sério relacionado com isso, infelizmente. Embora eu tenha conseguido jogar com uma alta taxa de quadros (mais de 60 fps) nas configurações máximas, há um grave defeito causando uso excessivo de memória RAM e memória de vídeo (VRAM) em uma série de computadores das mais diferentes especificações, resultando em engasgadas irritantes (o famoso “stuttering”) quando aparece.

Essencialmente, a RAM e a VRAM vão enchendo gradativamente e de forma ininterrupta à medida que você for jogando, e quando uma delas fica totalmente cheia, as engasgadas ocorrem, quebrando totalmente o ritmo do jogo. Quanto mais elevadas forem as configurações gráficas que você escolher, mais rápido isso acontece.

Em 4K, os 8GB de VRAM da minha GeForce RTX 3070 foram pro espaço bem rápido, e meu sistema estava consumindo inacreditáveis 26GB dos meus 32GB de RAM. Em 1080p e 1440p isso também aconteceu.

Pesquisando a respeito no fórum do beta, notei uma quantidade gigantesca de jogadores com este problema, havendo até mesmo usuários com PCs monstruosos, equipados com uma GeForce RTX 4090, passando por isso.

A Blizzard disse em uma postagem estar ciente deste defeito, sugerindo que está trabalhando em uma solução. Caso isso seja consertado, a versão PC estará praticamente perfeita. Até lá, fica difícil de recomendar jogar o beta de Diablo IV no computador no próximo fim de semana, sendo uma alternativa muito melhor fazer isso no PlayStation ou Xbox, caso o defeito não seja consertado a tempo do beta aberto.

Resta torcer para este grave problema seja remediado o quanto antes, pois é algo que estragou um pouco a minha experiência no PC e acabou me fazendo não passar tanto tempo quanto eu gostaria nesta versão de um jogo que se provou muito divertido.

Fora isso, Diablo IV tem tudo para ser um dos grandes lançamentos do ano, já que, ao menos no beta, conta com uma das melhores jogabilidades do gênero. Já consigo até me ver alcançando as centenas de horas de jogo neste game, quando ele for lançado no dia 6 de junho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!