Em 1976 a Atari lançou um de seus jogos mais clássicos até hoje: Breakout. Lançado originalmente para arcades, o título inspirou uma série de imitadores e deixou várias histórias pra contar. A seguir, 10 fatos/curiosidades sobre esse grande título dos video games.
Lançado em 1976, Breakout enfrentou pesada concorrência nos arcades de títulos como Seawolf (esquerda), Speed Race (direita), Gun Fight (esquerda, embaixo) e 280 ZZZap (direita, embaixo).
Nolan Bushnell, fundador da Atari, precisava lançar rapidamente um game no concorrido mercado de jogos de arcade e então propôs um desafio: ofereceu US$ 700 (um dinheirão para a época) para alguém desenvolver um jogo em até 4 dias, devendo economizar o máximo possível de chips na placa de circuito-impresso. Steve Jobs, que naquele tempo trabalhava na Atari, topou o desafio.
As placas de circuito impresso dos jogos da Atari na época tinham 75 chips, e Jobs receberia um bônus por cada chip a menos que o jogo tivesse.
Não apenas Steve Jobs cumpriu o desafio como ele foi malandro: Jobs chamou seu grande amigo e “parça” Steve Wozniak para completar a tarefa, prometendo rachar ao meio os US$700 oferecidos por Bushnell como pagamento pelo projeto. Mas Jobs não contou a “Woz” a parte do bônus por chips retirados, e ele embolsou a grana extra sozinho.
O resultado foi Breakout. Originalmente desenvolvido em preto e branco, o jogo ganhava cores graças a um “overlay” aplicado sobre as telas dos gabinetes de arcade.
Breakout tem uma versão arcade menos conhecida, em formado “cocktail”, com o gabinete na horizontal, como uma mesa, e feito para se jogar sentado.
Wozniak incluiu um “easter egg” na programação de Breakout, que uma vez acionado, fazia o jogo entrar em modo “autoplay”.
Jobs e Wozniak depois sairam da Atari e fundaram a Apple. Breakout foi um dos primeiros games lançados para o computador Apple 2.
Breakout foi portado para o Atari 2600 em 1978, e é a versão mais conhecida desse jogo.
Breakout ganhou uma sequência lançada dois anos depois, em 1978, chamada Super Breakout, que em 1982 foi portado e incluso na caixa do console Atari 5200.
Breakout foi o “pai” e grande inspiração de Arkanoid, da Taito, que fez sucesso em várias plataformas dez anos depois, em 1986.