História do Videogamer7

O primeiro game protagonizado por uma mulher foi desenvolvido por uma refugiada do Vietnã

Tão interessante quanto o game é a história de vida dessa mulher

Nos games, a maioria dos títulos das primeiras gerações envolviam personagens masculinos, em que as mulheres eram sempre coadjuvantes. Por outro lado, desde os primórdios haviam games importantes que eram estrelados por “elas”, como a Samus Aran no Metroid do Nintendinho 8 bits, ou o Phantasy Star do Master System com a Alis. No entanto, você já se questionou qual foi o primeiro game da história a ser protagonizado por uma mulher? Ele chama “Wabbit” e veio em 1982 para o Atari 2600.

Com jogabilidade bem semelhante ao do Space Invaders, neste game você controla uma personagem chamada Billie Sue em uma fazendo e seu objetivo é jogar ovos em coelhos que estão querendo roubar as frutas. Assim como muitos games desta época, o título era simplório e foi feito por uma única pessoa: Van Mai.

Van Mai é uma mulher que nasceu no Vietnã, mas na adolescência, nos anos de 1970, chegou aos Estados Unidos como uma refugiada durante a guerra em seu país de origem, e nesse contexto eles se estabeleceram na cidade de Dallas. Após sair do ensino médio por não conseguir se adaptar a língua local, ela recebeu o conselho de uma amiga de entrar no curso noturno para aprender a operar em programas de computador. Nessa época, ela não sabia nada sobre computadores, mas acabou tomando gosto e, em pouco tempo, resolveu aprender programação.

Van Mai (direita) com sua mãe (esquerda), em 1982.

Após conseguir um certificado, Mai foi contratada como programadora na Escola Independente do Distrito de Dallas para criar lições para alunos em computadores. Esse trabalho era simplório, mas foi aí que ela aprendeu noções de gráficos e animações. Eventualmente, a escola abandonou o programa de lições, e Mai passou a procurar um novo trabalho, e eventualmente ela achou no jornal um artigo que procuravam programadores para trabalhar com videogames em um estúdio chamado “Apollo”.

Foi aí que ela recebeu a missão de desenvolver um jogo, e a experiência que ela tinha tido na escola de Dallas que ela resolveu criar o Wabbit. Mesmo com tantas limitações do Atari 2600, o cartucho possuía visuais acima da média, foi pioneiro em trazer uma mulher como protagonista, e também inovou ao não trazer um sistema de vidas, mas sim uma mecânica baseada em sobrevivência, onde o jogo acabava caso os coelhos conseguissem 100 pontos. No entanto, caso o jogador conseguisse 100 pontos, os pontos dos coelhos caíam dramaticamente.

“Eu fiquei muito orgulhosa de mim mesma”, disse Mai em entrevista ao Game History. “Com as limitações, RAM e o espaço no cartucho, eu consegui colocar um jogo daqueles em um espaço de 4kb”, continuou.

Pouco tempo depois ela saiu da Apollo e trabalhou em outro estúdio de games, até eventualmente sair do mercado de games e trabalhar com outras coisas. No entanto, ela também diz que tem muitas lembranças boas do tempo em que ela trabalhou no estúdio, e que já cogitou a possibilidade de voltar para a área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!