Notícias

Dos jogos lançados em 2010, apenas 5% foram destinados ao público adulto

Por mais barulho e polêmica que causaram, os jogos para adultos representaram apenas 5% do total de títulos lançados em 2010. O levantamento foi realizado pelo Entertainment Software Ratings Board (ESRB), órgão responsável pela classificação de games nos Estados Unidos.

Em 2010 foram 1.638 jogos lançados em 2010, o que signifca que os títulos destinados ao público mais experiente são minoria se comparados aos desenvolvidos para o público geral (“Everyone”, com 55%), adolescente (“Teen”, com 21%) ou para crianças maiores de 10 anos (“Everyone 10+”, com 18%). Os dados revelam ainda que os títulos “M” só não seguram a lanterninha devido os games para crianças, “Early Childhood”, que representa apenas apenas 1% do mercado.

Segundo relatórios do ESRB, o número de jogos destinados aos adultos diminui ano a ano e franquias como “Resident Evil”, “Red Dead Redemption”, “God of War”, “Heavy Rain” e “Grand Theft Auto” perdem cada vez mais espaço no calendário de lançamento das distribuidoras. Em 2007, o ESRB registrou um total de 6% destinado ao público maior de 17 anos.

Para receber uma classificação “M”, o jogo deve conter alguns elementos que caracterizem violência intensa ou tenham apelo sexual, como sangue e desmembramentos, linguagem pesada, nudez parcial ou total.

Entretanto, mesmo com um número menor de títulos lançados, os jogos para adultos sempre figuram na lista de mais vendidos, como é o caso de “Call of Duty: Black Ops”, da Activision, que até o ultimo balanço teve cerca de 13,7 milhoes de cópias vendidas nos EUA.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!