Share Button

Os Simpsons sempre refletiram muitas tendências da sociedade contemporânea. Uma das funções do seriado é justamente retratar de maneira irônica as situações vivenciadas pela sociedade norte-americana.

Desta vez, um episódio da atração, intitulado como “E My Sports”, recebeu dicas da própria Riot Games, responsável por League of Legends (LoL), para ter certeza de que seria realmente fiel ao cenário encontrado no mundo real.

Transmitido originalmente pela Fox americana no dia 17 de março, é demonstrada de forma caricata um game inspirado, aparentemente, no próprio LoL – chamado, no episódio, de “Conflict of Enemies”.  Homer, a estrela do show, será o técnico de uma equipe do jogo em questão.

Demonstrando para as massas que os eSports já fazem parte da rotina de muitas pessoas, o acontecimento sinaliza a expansão do modelo eletrônico de competição.

Sendo algo relativamente recente para o “público-geral” (aquele que não está envolvido nas competições ou no “mundo” dos eSports), o aumento da popularidade ao longo dos anos também é refletido em patrocinadores e em prêmios cada vez mais chamativos – excedendo facilmente a casa dos milhões de dólares em alguns casos.

Apesar de certa resistência pela parte mais tradicional da comunidade, que reluta em aceitar os torneios virtuais como um esporte normal, a sua popularização está acontecendo em um ritmo muito mais acelerado do que esperado originalmente por muitos profissionais envolvidos.

Este episódio da animação televisionada por mais de 30 anos é apenas mais um pequeno exemplo do alcance de um fenômeno moderno em plena ascensão.