Share Button

Lançado em outubro de 2016, Farming Simulator 17 é um tremendo sucesso e vendeu mais um milhão de cópias em pouquíssimo tempo. Recentemente a empresa lançou a versão 2018, mas como é apenas para mobile e portáteis, a versão 2017 continua sendo a mais recente para PC, PS4 e Xbox On e é sobre ela que iremos falar hoje.

Farming Simulator se passa em um mundo aberto que pode ser jogado em primeira ou terceira pessoa, e que dá muita liberdade ao jogador, permitindo que cada um crie sua própria rotina e lista de prioridades do que fazer, e o mais importante: como fazer. O título tem novos veículos, animais, nova jogabilidade e oferece um modo multiplayer interessante com modo cooperação que passou por grandes melhorias. Outro recurso interessante são os mods que podem ser baixados inclusive nos consoles através do menu do game.

Quando se começa a carreia existem dois mapas distintos que podem ser aproveitados pelo jogador, mas o número de mapas disponíveis não é o grande trunfo, mas sim o que o jogador decide fazer, por isso, se você iniciar três carreiras no mesmo mapa, por exemplo, as experiências nunca serão idênticas, o que estimula a voltar e jogar novamente.

Ao todo o título oferece mais de 250 veículos diferentes desenvolvidos pelas principais fabricantes do ramo. Todos bem fieis aos modelos originais e com dirigibilidade única. Além disso, a experiência é completa: é preciso entrar no veículo, manobrá-lo, encaixar as partes necessárias, como aradores e/ou caixa de motor, bem como abrir compartimentos do veículo ou posiciona-lo lado a outro carro para despejar grãos coletados. Também é preciso cumprir rotinas “administrativas” indo até a cidade vender a colheita e comprar novos equipamentos para sua fazenda.

Além de cuidar de sua fazenda você pode cumprir missões para outros agricultores, o que é uma ótima oportunidade para arrecadar dinheiro e conhecer novos veículos e como utiliza-los. Isso é muito importante e ajuda os iniciantes a não se sentirem perdidos, pois de fato, é um jogo de complexidade média (no mínimo) e exige uma atenção e memorização de rotinas para conseguir progredir de forma satisfatória.

Os gráficos, bem como a geografia são simples, não expressando muitos detalhes, diferente dos veículos que receberam um cuidado especial em seu design, jogabilidade e até mesmo fidelidade aos sons feitos por seus motores e engrenagens.  Falando em som, a trilha a sonora também é bastante divertida com muitas músicas country, o que aumenta a imersão de um ambiente rural.

Farming Simulator 17, assim como outros simuladores foca no essencial que é dar aos fãs uma experiência realista. Aqui o jogador pode sentir um pouco de como é a rotina agrícola e estar no controle de máquinas pesadas do campo.