Share Button

Mass Effect Andromeda é o começo de um novo arco da franquia de sucesso desenvolvida pela Bioware. A “Insurreição na Nexus” é um prelúdio desta nova história, ou seja, se passa antes dos acontecimentos iniciais do game. O livro foi escrito por Jason Hough e K. C. Alexander.

Aqui no Brasil o livro foi publicado pela Editora Pixel, especialista em quadrinhos, e felizmente a tradução ficou muito boa. Não foram feitas traduções forçadas ou adaptações mirabolantes de nomes de raças ou personagens, e inclusive alguns termos foram mantidos em inglês. Além disso a leitura é fácil e acessível para os mais jovens.

A narrativa é muito fluida, repleta de falas e todos os personagens envolvidos são bem explorados tendo espaço para expressar seus pontos de vista e emoções. A riqueza das conversas e pensamentos lembra muito o estilo da franquia e os autores fazem questão de reforçar a intensidade dos diálogos colocando determinadas palavras em itálico.

O livro como um todo é cheio de detalhes que permitem ao leitor imaginar e entender muito bem o que está acontecendo, sem falar que contribui muito para o lore de Mass Effect Andromeda. Entretanto o livro não é tão acessível para quem não é fã ou ainda não conhece a saga, pois mesmo que tenha uma linguagem bem acessível a dinâmica das coisas é voltada para quem já conhece o universo dos jogos, ou seja, não é gasto tanto tempo explicando coisas que são (em teoria) extremamente obvias, por exemplo, sobre as espécies e suas diferenças.

Existe ação de verdade na trama, mas o calor do enredo está centrado realmente nos problemas enfrentados pelos personagens e na maneira de resolvê-los, o que funciona como uma estratégia para conhecermos melhor nossos protagonistas. Para leitores mais hard-core a “graça” está da metade do livro em diante.

Insurreição na Nexus é uma ótima oportunidade para conhecer a iniciativa que levou voluntários a dormir por centenas de anos, e conhecer melhor Sloane Kelly (que é a mais importante da história). “A clássica Sloane Kelly, até o fim. Mas talvez, talvez ela fosse assim com todo mundo”. Os eventos de Nexus e Kadara do game ficam muito mais claros ao jogador após a leitura deste livro, da mesma forma que quem ainda não jogou não se sentirá prejudicado ou pego de surpresa por spoilers do game. Leitura mais do que indicada.

Mass Effect Andromeda: Insurreição na Nexus esá disponível na Internet e principais livrarias do Brasil.