E-Sports

Ministra dos Esportes anuncia que eSports terão grupo de debate no Governo Federal

Durante a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, a ministra do Esporte, Ana Moser, anunciou que o Governo Federal iria criar um grupo de trabalho interministerial para discutir a situação dos esportes eletrônicos no país. A declaração da ministra foi dada no fim de Março. Em uma entrevista ao UOL em janeiro de 2023, a ministra havia afirmado que os eSports devem ser enquadrados como entretenimento e não como esporte.

Embora tenha ressaltado que o Ministério do Esporte não considera os eSports como atividade esportiva, a ministra argumentou que o fenômeno deveria ser estruturado e, por isso, o grupo de trabalho do Governo Federal está sendo criado. Ana Moser também destacou que os eSports precisam ser discutidos não apenas pelo Ministério do Esporte, mas também por outros ministérios, já que eles abrangem outras áreas da sociedade. Apesar de sua fala polêmica sobre não considerar os eSports como esporte, a ministra reconheceu a força do fenômeno dos esportes eletrônicos em termos econômicos no Brasil.

Segundo Ana Moser, o governo criará um grupo interministerial para tratar da questão dos eSports, pois no momento ainda não tem uma posição definida sobre o assunto. Ela ressaltou que a definição do status dos eSports deve envolver não apenas o Ministério do Esporte, mas também outros ministérios, como Cultura, Ciência e Tecnologia. A ministra ainda enfatizou a importância de se regulamentar o setor.

No início do ano, a ministra Ana Moser gerou polêmica com sua declaração afirmando que os eSports não deveriam ser considerados esportes, pois não seriam imprevisíveis, além de ter desmerecido o treinamento dos jogadores. Entretanto, a dinâmica de equipes contra equipes nos games de eSports envolve o fator humano, o que invalida a teoria de Moser. Além disso, os campeonatos envolvem disputas imprevisíveis e existem até mesmo apostas em eSports assim como nos esportes tradicionais.

Apesar de não ter se retratado sobre sua fala anterior, a ministra agora afirmou que os eSports serão debatidos nos ministérios da República para definir sua posição em uma área específica. Uma vez definido isso, os eSports poderão receber financiamento público e precisarão de regulamentação pelo poder público.

Dessa forma, a posição da ministra parece ter evoluído nos últimos meses de contrária para neutra, já que ela reconheceu a necessidade de discutir e regulamentar os eSports, e também admitiu que o governo atualmente ainda não tem uma posição definida sobre o assunto.

Historicamente o Ministério do Esporte não aprovou os eSports como esporte. Isso já tramitou no Conselho Nacional de Esporte. Este governo não tem posição definida, a gente precisa debater. Se é esporte, cultura, ciência e tecnologia, se é turismo. Todas as relações do esporte eletrônico precisam ser organizadas, porque é um fenômeno inegável e fortíssimo em termos econômicos inclusive“, disse Ana Moser.

A ex-jogadora de Vôlei finalizou afirmando:

Os esportes eletrônicos têm implicações em várias áreas, até de emprego e direitos trabalhistas, entre outras questões que estão envolvidas. É um setor importante que não pode ser tratado só pelo esporte, deve ser tratado por outras pastas. A gente está tratando isso dentro do governo. Estamos fomentando bastante para que aconteça o mais rápido possível“.

Kazin Mage

Amante de RPGs japoneses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!