GamesNotíciasr7

MSX3 vem aí e o lançamento ocorrerá ainda este ano

Os gamers mais velhos certamente vão se lembrar do MSX, que foi um computador que fez sucesso no Japão e também no Brasil durante os anos 1980. Foi graças a ele que tivemos a franquia Metal Gear, que estreou no MSX2. Agora, um dos co-criadores do aparelho, Kazuhiko Nishi, anunciou que o tão aguardado MSX3 se tornará realidade e será mostrado ainda este ano.

Nishi está desenvolvendo o novo hardware em parceria com a D4 Enterprise, um distribuidora japonesa de videogames cuja especialidade é a preservação de jogos e que opera no Project EGG. O objetivo dela é, essencialmente, levar os jogos do MSX para plataformas atuais, de modo a manter vivo o legado dele.

O novo MSX usará uma CPU Arm e suportará as linguagens de programação C, Python e LISP. O projeto começou como uma placa de expansão que poderia ser instalada no MSX ou MSX2, mas agora será lançado como um aparelho independente com um slot opcional para discos de DVD / Blu-ray.

Nishi disse que considerou fazer um hardware MSX de “1-chip” antigamente, mas decidiu que naquela época não havia o que era necessário para oferecer poder suficiente. Ele confirmou que o MSX3 será retrocompatível, ou seja, rodará os jogos do MSX e MSX2: “É claro que os softwares antigos do MSX rodarão no futuro MSX”, afirmou.

Ele também acha que os programadores deveriam começar a usar ferramentas mais modernas para fazer os jogos para o MSX: “Talvez eu peça a todos os usuários em potencial que parem de escrever código em z80 e r800 e escrevam apenas em ferramentas de alto nível para código VM de 64 bits, para obter compatibilidade binária de longo prazo. O VM64 será executado em X86, ARM32, ARM64 e RISC V”.

Mais detalhes sobre o MSX3 serão compartilhados até o fim do 3º trimestre, e Nishi disse que haverá três produtos disponibilizados até o fim do ano: o MSX3 “para construtores de sistemas OEM e de hobby”, um teclado MSX3 “Pro” e “Light”, e um cartucho MSX3 IOT para ser usado sozinho ou em conjunto com hardware MSX ou MSX2.

Via PC Gamer

Botão Voltar ao topo