Share Button

A Atlus vem sendo bastante rigorosa para proteger Persona 5, que foi lançado este ano no ocidente para PS3 e PS4. Ela chegou inclusive a proibir que fosse possível tirar fotos ou gravar videos da maior parte do conteúdo do game através do PS4, usando os recursos dele disponíveis para isso.

Meses após ter sido lançado, os responsáveis pelo emulador RPCS3 de PS3 para PC conseguiram fazer Persona 5 rodar quase que perfeitamente nele.

Observando isso com bastante interesse, a Atlus, segundo uma postagem de um membro do RPCS3 no Reddit, solicitou legalmente a remoção do Patreon do emulador pelo fato de Persona 5 poder ser jogado nele.

“Nenhuma versão de Persona 5 deve ser jogável nesta plataforma (PC); e os desenvolvedores [do RPCS3] estão infringindo nossa IP ao fazer tais games jogáveis”, disse a Atlus de acordo com a postagem divulgada por ssshadow, da equipe do RPCS3.

O Patreon inicialmente negou a solicitação da Atlus. A empresa então, de acordo com o texto publicado no Reddit, respondeu que a página precisa ser removida pois “para fazer Persona 5 funcionar no emulador, o usuário tem de contornar nossas proteções DRM”.

Com base nas sugestões fornecidas pelo Patreon, o pessoal do emulador decidiu “proceder com cautela” e removeu toda e qualquer referência de Persona 5 da sua página no Patreon e também do site oficial rpcs3.net, o que “parece ter resolvido a situação”.

A Atlus postou uma nota em seu site oficial confirmando que tomou mesmo essa atitude contra o RPCS3, dizendo ter feito isso pois quer que seus fãs aproveitem seus títulos, como Persona 5, nas plataformas em que foram desenvolvidos, sem os problemas que podem surgir na emulação. Também deixou claro que não pode ficar parada quando “nosso conteúdo é ilegalmente contornado e potencialmente disponibilizado de graça, em um formato que nós não achamos que entrega a experiência e qualidade que planejamos”.

Adicionalmente, ela informou que entende o desejo de muitos fãs em jogar uma versão de seu game para PC e disse que “embora não tenhamos nada a anunciar hoje, estamos escutando! Por hora, a melhor maneira de experimentar Persona 5 é no PS4 e PS3”.