EspeciaisNotícias

Primeiro Tomb Raider comemora hoje 17 anos de lançamento!

por Márcio Alexsandro Pacheco

Tomb Raider

Uma das maiores heroínas dos videogames está completando hoje 17 aninhos, e é claro que estamos falando de Lara Croft e o antológico “Tomb Raider“, que viu a luz do dia em 14 de novembro de 1996. O jogo foi um sucesso imediato, lançado um ano depois da chegada avassaladora do PlayStation no mercado, não foi difícil para a aventureira conquistar o coração – e os controles – de gamers dos quatro cantos do planeta.

Não dá para negar a importância que “Tomb Raider” e Lara Croft têm na história dos games, pois ambos chegaram numa época em que a testosterona reinava no mundo dos games, e a bela arqueóloga (inspirada em Indiana Jones) chegou para mudar definitivamente esse cenário. Já havia alguns outros poucos títulos estrelados por mulheres, é claro, mas nenhum fez tanto sucesso como “Tomb Raider“, pois além da protagonista, ele nos apresentava um universo 3D fantástico, que serviria de inspiração para muitos outros jogos. Lembrem-se, estamos falando de uma época em que houve a explosão dos cenários tridimensionais, e “Tomb Raider” é um dos seus maiores representantes.

Tomb Raider

de boa explorando a caverna quando de repente um fuckin Tiranossauro Rex aparece!

O  jogo original levou cerca de 18 meses para ser desenvolvido pela saudosa Core Design, com um time modesto de apenas seis pessoas, entre eles o britânico Toby Gard, considerado o criador de Lara Croft. Como já era de se esperar, nas concepções iniciais a personagem de Lara era para ser um clássico herói masculino de ação, mas como o game focava mais na resolução de quebra-cabeças do que na ação, resolveram trocar por uma garota, por achar que iria combinar melhor com o estilo do jogo, do que um machão musculoso. E certamente acertaram na mosca.

Segundo Gard, Lara não nasceu como “uma versão feminina de Indiana Jones“, ela passou por alguns estágios de transformação até ganhar sua personalidade definitiva. Originalmente seu nome era Lara Cruz e tinha um perfil “militar sangue frio” – no melhor estilo Michelle Rodriguez. Mas então Gard e o seu grupo resolveram mudar sua personalidade para uma “dama inglesa mais educada“, para que despertasse a curiosidade dos jogadores sobre o seu passado, além do que viam ali direto na ação do jogo, e assim começou a ter mais similaridades com Indiana Jones.

Tomb Raider

Lara quase virou uma soldado durona militar

Originalmente, “Tomb Raider” foi lançado no Sega Saturn, e posteriormente portado para o PlayStation. Ironicamente, foi um dos jogos responsáveis pela ascensão da Sony na indústria dos videogames, apesar de ter nascido no console concorrente. Para a sua sequência, a Sony jogou rios de dinheiro no bolso da Core para fazer de “Tomb Raider II” exclusivo de PS, investimento esse mais do que próspero, pois ele é considerado o título mais vendido da franquia.

A série ganhou dois duvidosos filmes no cinema, estrelados pela bela Angelina Jolie (que na época era mais doidinha do que a versão “mamãe” que vemos hoje), e o projeto de um novo filme – com uma nova atriz – já está em fase de desenvolvimento atualmente. Após o sucesso dos primeiros games, a marca “Tomb Raider” e a própria heroína foram se desgastando, pois praticamente todo ano havia um jogo novo da série, o que foi cansando os gamers, e logo ela foi caindo no esquecimento, enquanto outros heróis (homens, é claro) surgiam, como Dante, Kratos, Master Chief e ironicamente, o “novoLara Croft Indiana Jones: Nathan Dake, da série “Uncharted“.

Tomb Raider

santa evolução, Batman!

Enquanto Nathan subia rumo ao estrelato, Lara caiu num abismo cada vez mais fundo, e parecia difícil ela sair de lá, até que no início de 2013 tivemos o reboot da franquia com o novo e excelente “Tomb Raider” – leia nossa análise dele aqui. Era a Lara aprendendo algumas lições com Drake e retornando com tudo no final desta geração, mas já garantindo o seu lugar na próxima que está vindo (uma sequência do reboot já foi confirmada).

Por isso amigos, celebremos o aniversário de 17 aninhos de Lara Croft, um dos maiores ícones femininos que já surgiu nos videogames e que ainda nos dará muitas e muitas aventuras inesquecíveis pela frente! Hail Lara!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!