Uma pesquisa feita pela Ampere Analysis alega que 71% dos jogadores do Reino Unido, os quais disseram que possuem o PS5 com leitor, afirmaram que este é seu console mais utilizado.
Enquanto isso, entre aqueles que falaram ter um Xbox Series X ou Xbox Series S, este número caiu para 48% e 35% respectivamente, enquanto que 49% dos que possui um Switch o consideram como seu console principal.
A pesquisa essencialmente confirma uma teoria de que há um número considerável de jogadores que compram consoles Xbox – especialmente o Series S – para usá-lo como videogame secundário.
Curiosamente, os dados também apontam que apenas 43% dos jogadores que possuem a edição digital do PS5 o consideram como seu console mais utilizado, dando a entender que os fãs mais dedicados da Sony estão mais propícios a comprar o console com leitor.
A análise da Ampere sugere que uma das razões pela qual tantos donos de PS5 o consideram seu videogame principal é porque quem tem um PS5 está mais propenso a ter somente este console.
“Entretanto, isso não explica totalmente a disparidade nessa medição entre a versão do PS5 com leitor e o Xbox Series X da Microsoft, seu principal concorrente no mercado, lançado ao mesmo tempo”.
Interesting data from our latest UK consumer research
PS5 owners are more likely to treat it as their primary console compared to all other consoles (71% of owners)
48% of Xbox Series X owners said they use their console the most
Will be interesting how this changes over 2023 pic.twitter.com/UJPIARlIfx
— Piers Harding-Rolls (@PiersHR) January 12, 2023
O analista da Ampere, Piers Harding-Rolls, forneceu mais algumas análises no Twitter com base na pesquisa.
“Em um mercado onde a maioria dos jogadores de console joga em vários consoles, inclusive entre marcas [distintas], o papel do ‘console primário’ tem grandes implicações para a monetização dos usuários, valor vitalício e participação do mercado”, explicou.
“Ainda é cedo, mas isso sugere que a estratégia de exclusividade e a força de marca da Sony ainda não foram substancialmente prejudicadas pela estratégia do Game Pass da Microsoft [no Reino Unido]”, complementou.
“É claro que essa métrica não mostra o tempo comparativo gasto em diferentes consoles, então essa proporção pode estar mudando e 2023 é um grande ano para jogos exclusivos do Game Pass e da Microsoft”.
Via VGC