O acordo da Microsoft para comprar a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões foi bloqueado pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), que é como chama a agência reguladora do Reino Unido.
A decisão foi tomada após meses de análise de 3 milhões de documentos da Microsoft e da Activision e mais de 2.100 e-mails do público. A CMA concluiu que o acordo poderia “alterar o futuro do mercado de jogos em nuvem, levando à redução da inovação e menos opções para os jogadores do Reino Unido ao longo dos próximos anos”.
We’ve prevented @Microsoft from purchasing @Activision over concerns the deal would damage competition in the #CloudGaming market, leading to less innovation and choice for UK #gamers. ☁️https://t.co/SdXt1rYAkZ pic.twitter.com/prWcDI7Evt
— Competition & Markets Authority (@CMAgovUK) April 26, 2023
A Microsoft disse que apelará da decisão, mas trata-se de uma bomba nos planos da empresa. Caso a apelação não seja bem-sucedida, a compra da Activision Blizzard provavelmente será cancelada.
“A Microsoft tem uma posição forte em serviços de jogos em nuvem e as evidências disponíveis para a CMA mostraram que a Microsoft consideraria comercialmente benéfico tornar os jogos da Activision exclusivos para seu próprio serviço de jogos em nuvem”, disse o CMA.
A CMA estima que a Microsoft controle atualmente cerca de 60-70% dos serviços globais de jogos em nuvem e que ter controle sobre Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft daria à ela uma vantagem significativa no mercado de jogos em nuvem.
We remain fully committed to our acquisition with @ATVI_AB and will appeal today's determination by the CMA. Here's our statement. pic.twitter.com/ylvDP5RUqQ
— Brad Smith (@BradSmi) April 26, 2023
A Microsoft tentou resolver esses problemas relacionados aos jogos em nuvem oferecendo 10 anos de acesso aos seus games para as empresas Boosteroid, Ubitus e Nvidia, mas a CMA analisou os acordos e disse que eles têm “uma série de deficiências significativas” nos serviços de jogos em nuvem.
“Não cobriu suficientemente diferentes modelos de negócios de serviços de jogos em nuvem, incluindo serviços de assinatura multijogos”.
“Não era suficientemente aberto a fornecedores que desejassem oferecer versões de jogos em sistemas operacionais de PC diferentes do Windows”.
“Uniformizaria os termos e condições em que os jogos são disponibilizados, em vez de serem determinados pelo dinamismo e criatividade da concorrência no mercado, como se esperaria na ausência da fusão”.
Via The Verge