Na publicação na qual comenta sobre a última atualização de firmware para PS4 e PS5, a Sony revelou que o VRR (taxa de atualização variável) para PS5 está sendo planejado “para os próximos meses”, sendo possível utilizá-lo em TVs e monitores compatíveis com HDMI 2.1.
O recurso serve para aprimorar o desempenho visual dos jogos, minimizando ou eliminando problemas de oscilação na taxa de quadros e quebras horizontais (screen tearing) na tela. Desta forma, a jogabilidade fica mais suave usando este recurso.
A Sony explicou que todos os jogos do PS5 lançados anteriormente podem ser totalmente otimizados para VRR por meio de um patch, e os próximos jogos podem incluir suporte ao recurso logo no lançamento.
Haverá também a opção de aplicar VRR aos jogos que não são compatíveis com ele, o que pode aprimorar a qualidade de vídeo para alguns destes jogos. No entanto, se isso causar efeitos visuais inesperados, você poderá desativar a opção.
A expectativa é que o VRR chegue ao PS5 no meio do ano.