EspeciaisGames

Street Fighter V – Somos todos Beta Testers

Lançado em fevereiro desse ano para Playstation 4 e PC, Street Fighter V é um jogo com um histórico no mínimo conturbado. Apesar de competitivamente o game ser um verdadeiro ponto fora da curva no universo dos fighting games, sua severa falta de conteúdo em seu lançamento afastou muitos jogadores que estavam ansiosos pelo game.

Não é para menos. O game foi lançado sem modo arcade, sem modo história, com um online simplesmente não funcional e absolutamente raso. Ora, sequer era possível montar um lobby para jogar com seus amigos, sendo possível somente batalhas 1 x 1 online.

É verdade que com o passar do tempo vários desses problemas foram resolvidos. O mais emergencial, um netcode estável, foi rapidamente resolvido. Ao longo dos meses que se passaram, junto a liberação mensal de novos chars, outros problemas foram sendo resolvidos pela Capcom.

02_sf5menu

Modo história, possibilidade de abrir lobbys para jogar com vários amigos, entre outras melhorias foram adicionadas ao jogo. Agora na última atualização, além de Urien, finalmente os eventos cíclicos (missões secundárias) foram adicionados, além da inclusão de finalizações de rounds especiais em vários cenários e a possibilidade de se jogar contra a CPU no modo Versus.

Estamos a quase oito meses do lançamento de Street Fighter V e o jogo ainda não possui um modo arcade e somente por agora alguns modos minimamente obrigatórios em um FG estão disponíveis. Pior do que isso, serviços como os eventos cíclicos acabaram de estrear e por muito tempo os jogadores que se interessam em partidas ranqueadas tiveram de aguentar os famosos quitters, que podiam atuar sem nenhum tipo de punição.

Desde que anunciou Street Fighter V a Capcom deixou claro que a mesma daria um suporte massivo ao game, inclusive tratava-o como serviço e não necessariamente como um produto. Isso é interessante, entretanto não podemos nos deixar levar pela falsa ideia de que muito do que a Capcom está fazendo por Street Fighter V seja esse prometido suporte. O que a Capcom está fazendo é finalizando o game, pouco a pouco, a cada nova atualização.

57d027c8521e7

Para viabilizar o processo das competições oficiais da Capcom para com Street Fighter V, a empresa japonesa fez o mínimo necessário para lançar o game, colocando no mercado um jogo absolutamente inacabado. Se isso já estava claro no lançamento, fica mais claro a cada nova atualização.

Apesar dos períodos de testes que o game teve, na real, desde fevereiro desse ano, mesmo pagando o valor de um jogo novo Triple A, os jogadores que compraram Street Fighter V ainda estão a jogar um jogo “semi Beta”. Mesmo que ele esteja muito próximo de estar completo (imagino), não deixa de ser revoltante que ainda depois de tanto tempo passado desde seu lançamento o game ainda esteja recebendo conteúdo minimamente obrigatório desde fevereiro.

Espero que as pesadas críticas que o jogo recebeu (e ainda recebe) devido a seu inacabado lançamento, aliadas as vendas bem abaixo das projeções da Capcom, ensinem às empresas a não fazer esse tipo de coisa. Assim como o “boom” de DLCs pela qual a indústria passou na geração passada, seria bom que o lançamento descarado de jogos importantes inacabados não se torne o “boom” dessa geração. E olha que já houveram vários casos desses, mesmo que pessoalmente não tão importantes quanto Street Fighter V.

E não, não é a mesma situação de Killer Instinct. Para quem ainda insiste em comparar a situação de ambos os games, pare com isso!

Tudo isso dito: Alguns dos “stage fatalites” inclusos nessa nova atualização são muito divertidos. Uma adição interessante às lutas, mesmo que com quase oito meses de atraso.

street-fighter-5-survival-mode-2

Eduardo Farnezi

De volta como contribuidor freelancer do site GameHall, um dos fundadores do não mais existente blog Canto Gamer, fundador do blog Gamerniaco e ainda atuante nos projetos do grupo Game Champz e Agência Joystick. Gamer por paixão, cinéfilo por vocação, leitor de mangás e HQs por criação e nerd pela somatória dos fatores. Acredita que os únicos possíveis cenários de apocalipse são Zumbis e Skynet e não sai para noitadas por medo do que Segata Sanshiro pode fazer se encontrá-lo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!