Pop Nerd

Violão destruído em “Os Oito Odiados” era antiguidade valiosa inestimável

Os Oito Odiados” de Quentin Tarantino é um filme muito legal, não é mesmo? Infelizmente o que não foi nada legal foi a destruição de um violão original de seis cordas da década de 1870 durante uma das cenas.

Se você viu o filme, deve se lembrar da parte em que a prisioneira Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) está tocando o instrumento de forma melancólica, quando John Ruth (Kurt Russel) toma o violão e o arrebenta na parede. Veja a cena abaixo:

giphy

O violão em questão, uma antiguidade valiosíssima, foi emprestado pelo museu Martin Guitar Museum, na Pensilvânia. De acordo com o técnico de som do filme, Mark Ulano, em entrevista ao SSNInsider.com, a cena deveria ter sido pausada e o violão, trocado por uma das seis réplicas construídas pela equipe.

Segundo ele, Jason Leigh sabia sobre a troca do violão, mas Russel não. “Por algum motivo, isso não foi comunicado a Kurt, então quando vemos o que aconteceu em cena, a reação de Jennifer é genuína“, disse Ulano.

Nos informaram que havia acontecido um acidente na gravação“, disse Dick Boak, diretor do museu. “Imaginamos que um andaime ou algo assim havia caído sobre ele. Entendemos que essas coisas acontecem, mas ao mesmo tempo não podemos ser coniventes“.

Tudo isso sobre o violão destruído estar no roteiro e ninguém ter contado ao ator, isso é informação nova para nós“, continua Boak. “Não sabíamos nada sobre o roteiro ou sobre Kurt Russel não ser informado que tratava-se de um artefato inestimável do Martin Museum“.

Como resultado desse incidente, o museu nunca mais vai emprestar seus instrumentos para equipes de filmagem. Para piorar, o museu só tinha seguro para o seu preço de venda, muito inferior ao valor de um artefato insubstituível de museu.

Fizemos uma inspeção nas peças e percebemos que o violão não pode ser consertado. Está destruído“, disse Boak. “Não podemos acreditar que isso aconteceu. Recebemos o valor do seguro, mas não é pelo dinheiro e sim sobre a preservação da história da música americana. Como resultado desse incidente, a empresa não vai mais emprestar instrumentos a filmes sob nenhuma circunstância.

A título de curiosidade, o filme se passa no período após a Guerra Civil Americana, que durou entre 1891 a 1895, o que justifica o uso do violão. Porém, perde pontos pela música cantada por Jason Leigh, uma balada folk australiana chamada “Jim Jones at Botany Bay“, que só foi lançada em 1907, depois da ambientação do filme.

Os “Oito Odiados” concorre a três categorias no Oscar 2016: Melhor Trilha Sonora, Fotografia e Atriz Coajuvante para Jennifer Jason Leigh, que será transmitido ao vivo no dia 28 de fevereiro.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!