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5 maiores erros que as empresas de games cometeram

Não dá para acertar sempre

A vida é feita de escolhas e todos nós, sem exceção, tomamos decisões certas e erradas ao longo de nossa história, mesmo com a “melhor das intenções”. Isso também aconteceu na indústria de jogos eletrônicos e, pensando nisso, decidimos selecionar 5 maiores erros que as empresas de games cometeram.

1 – Nintendo rompe a parceria com a Sony em 1991

Originalmente a Nintendo fechou uma parceria com a Sony para criar um periférico para o Super Nintendo que rodaria jogos em CD-ROM, seguindo uma tendência do mercado que vimos com o SEGA CD do Mega Drive e também com o não tão conhecido PC-Engine. Este periférico se chamaria nada menos do que “PlayStation“, e a Sony apresentou o projeto na Consumer Electronic Show de 1991, sendo que no dia seguinte a Nintendo anunciou que a parceria para um periférico seria com a Philips, surpreendendo toda a audiência, incluindo os executivos da Sony.

A renúncia da casa do Mario fez com a Sony procurasse a SEGA para uma parceria, algo que despertou interesse do lado americano da “casa do Sonic”, mas foi rejeitado pelos japoneses. Com a negativa, ficou decidido que o periférico ia se transformar em um videogame próprio.

2 – SEGA lança o Saturno antecipadamente

Durante a primeira E3 da história em 1994, o CEO da SEGA dos EUA, Tom Talinske, anunciou que o sucessor do Mega Drive, o Saturno, chegaria ao país no dia 2 de setembro de 1995 em um evento chamado “Saturnday” (uma brincadeira com “Saturday”, sábado em nosso idioma, e Saturn). No entanto, a Sega do Japão enviou uma ordem para que o novo videogame fosse lançado antes da data combinada para competir com o PlayStation.

Não podendo discordar da decisão, a SEGA americana distribuiu 30 mil unidades do Saturno em maio daquele ano, pegando consumidores e lojistas de surpresa, sendo que muitas lojas romperam com a empresa do logotipo azul por não estarem preparados para o lançamento tão repentino. Definitivamente, um dos maiores erros da SEGA.

3 – 32X do Mega Drive

https://www.youtube.com/watch?v=OE42BbdfcFk&t=195s

O periférico 32X foi pensado em dar maior longevidade ao console 16 bits da SEGA, além de ser uma alternativa mais barata para os consumidores entrarem na geração 32 bits sem precisar comprar o Sega Saturno. Apesar de parecer uma boa ideia, na prática, os desenvolvedores e o próprio público preferiram esperar o Saturno.

4 – Preço do PlayStation 3

O aguardado PS3 foi anunciado durante a E3 de 2006 e chamou a atenção pelo alto custo: US$ 599. Para efeito de comparação, o seu concorrente Wii custava US$ 249, enquanto o Xbox 360 tinha o preço de US$ 299. Some isso ao fato de que o PS3 não teve nenhum jogo “de peso” em seu lançamento, e muitos jogadores preferiram adquirir o Xbox 360 inicialmente.

5 – Lançamento de E.T para o Atari 2600

Um dos erros mais clássicos, o jogo baseado no grande sucesso de Steven Spielberg foi o mais aguardado de 1982, sendo também o game mais “vendido de todos os tempos” na época e também o “mais devolvido as lojas de todos os tempos”. Confuso, feio e sem graça, a baixa qualidade do E.T causou um impacto negativo na imagem dos videogames, apontado como o principal responsável pelo “crash” no mercado de jogos eletrônicos em 1983 após sucessivos erros da empresa.

A Atari tinha feito grandes estoques do jogo e, sem ter onde guardá-los, eles enterraram as cópias não vendidas em uma vala localizada em Alamogordo, no Novo México. Durante décadas, essa história era considerada por muitos uma lenda urbana, mas a produção de um documentário em 2014 resolveu fazer uma busca e eles encontraram os games enterrados.

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