r7Tops

5 melhores PARÓDIAS dos games

Tem até Simpsons parodiando GTA

A paródia é uma palavra que vem do grego “ParodÍa” que significa “Contra canto” e, desde seus primórdios, tinha como finalidade usar o recurso de imitação textual com o objetivo de produzir um efeito cômico. Ou seja, as paródias pegam uma obra já existente e ela é transformada em outra coisa com o objetivo de ser cômico. Até hoje essa ideia se mantém, e a paródia frequentemente usa a ironia ou deboche, dando uma nova interpretação a uma obra já existente.

Evidentemente, como em qualquer outra mídia, os videogames também tiveram jogos que utilizam este recurso e, pensando nisso, decidimos selecionar as 5 melhores paródias dos games.

1 – Segagaga (Dreamcast)

Exclusivo do Japão, o Segagaga é um RPG lançado para o Dreamcast que parodia a indústria dos games da época. O protagonista se chama “Tarõ Sega” e ele tem a missão de fazer com que a SEGA volte ao mercado de consoles, já que seu competidor, DOGMA, obtém 97% deste mercado. Ao longo do game aparecem vários personagens clássicos que fizeram a história da SEGA também. Foi produzido com um baixo orçamento e o objetivo era só para descontrair com várias paródias, mas acabou ganhando popularidade em sua terra natal pelo humor e por ter bem diferente de seus contemporâneos. Uma pena que não veio “para essas bandas”.

2 – Conker´s Bad Fur Day (Nintendo 64)

Um dos casos mais icônicos, o Conker´s Bad Fur Day utiliza um estilo visual típico dos jogos de plataforma da época como Banjo-Kazooie e Donkey Kong 64, que são voltados para um público mais infanto-juvenil, mas é feito especificamente para o público adulto. Isso porque, mesmo com o estilo “fofo” e cartunesco dos gráficos, o título tem uma violência massiva, uso de álcool e cigarro e um humor propositalmente vulgar.

3 – The Simpsons: Hit & Run (GameCube, PS2, Xbox)

Este é uma das paródias mais conhecidas dos games, sendo que neste caso a base é o Grand Theft Auto III. Tudo nele “transpira” GTA, como o mapa do mundo, o estilo sandbox que enfatiza dirigir carros, o controle dos personagens em terceira pessoa, a destruição dos cenários etc. A única diferença é o estilo gráfico, já que é um game baseado em “Os Simpsons”.

4 – The Room Tribute (Browser)

The Room Tribute é um game de aponte e clique lançado em 2010, sendo baseado no filme “The Room” de 2003, porém em forma de paródia. Considerado uma das melhores adaptações de filme para games, o jogo é infestado de easter eggs, referências, e um final secreto.

5 – Hatoful Boyfriend (Diversos)

Lançado em 2011, o Hatoful Boyfriend é uma visual novel que parodia o gênero, trazendo uma protagonista que dirige uma escola para pássaros. A ideia é fazer encontros entre vários passarinhos, fazer escolhas e ajudá-los a progredirem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!