História do Videogamer7

A distribuição digital dos games se iniciou ainda nos anos de 1980

Algo corriqueiro hoje em dia tem suas origens "lá atrás"

Ao longo da história, os games foram distribuídos das mais diversas formas, como os bons e velhos cartuchos, disquetes, discos ópticos, CDs, DVDs, Blu-ray, entre outros. Atualmente, a distribuição digital de games é, talvez, o principal modo das pessoas terem acesso a um determinado jogo, considerando que ela tem a facilidade de comprar, baixar e jogar quase que imediatamente. No entanto, você sabia que esse tipo de distribuição existe desde os anos de 1980?

O primeiro serviço de distribuição digital de games veio para o Atari 2600 no início dos anos de 1980, e se chamava GameLine. Nessa época, o videogame era conectado a internet através de uma linha telefônica, e os jogadores podiam alugar um título por 5 a 10 dias. Com o crash dos videogames no ano de 1983, o serviço foi desativado.

Fonte: Atari 2600.com.br

De 1987 a 2003, a Nintendo deu suporte a um periférico do Famicom (Nintendinho 8 bits japonês), em que as pessoas podiam baixar jogos diretamente para o seu disquete. As pessoas pagavam cerca de 500 ienes, e o jogo ficava disponibilizado eternamente. Este foi considerado o precurssor dos sistemas modernos de distribuição digital de games, como o Xbox Live Arcade, PSN e Steam.

Já nos anos de 1990, a SEGA lançou o serviço MegaNet, permitindo que os portadores de um Mega Drive pudessem ter acesso a jogos e outros serviços. Alguns jogos que vinham no formato de cartucho em alguns países, chegavam aos Estados Unidos apenas por esse serviço, como foi o caso do Mega Man Wily Wars.  No Japão, a Ninendo fez algo parecido com o Super Famicom com o Satellaview.

Nessa mesma época, a internet passou a ficar cada vez mais presente na vida das pessoas, e os primeiros exemplos de distribuição digital começaram a surgir. Nessa época, o destaque vai para o lançamento do jogo de estratégia “Total Annihilation“, que apesar de não ter sua distribuição online, permitia que os jogadores baixassem conteúdos adicionais via download em seu site oficial, sendo um dos primórdios dos DLCs.

A partir dos anos 2000 e com o avanço da tecnologia, a distribuição digital passou a ser viável e vista como um negócio promissor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!