Especiais

6º Troféu Gameworld

Por Rodrigo Russano Dias

Na última quarta (30) e quinta-feiras (31),  a Tambor realizou o 6º  Troféu Gameworld, no centro de convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O evento premiou as melhores empresas que trabalharam em diversos setores do mundo dos games em 2009.

O primeiro dia foi focado em exposições, que incluíam as maiores do ramo, dentre elas Microsoft, Sony, Nintendo, Gameloft, AMD e nVIDIA. Havia espaço para jogar lançamentos como “God of War III” e “FIFA World Cup 2010”, além de ganhar brindes. Mas a sensação mesmo era a presença de Charles Martinet, o dublador de Mario, que fez o estande da Nintendo se tornar, de longe, o mais visitado, gerando filas enormes para conseguir um autógrafo.

Ainda durante a quarta-feira, a Yamato promoveu um concurso de cosplay diversos, contando com a famosa Dixie Clements. Claro que não poderiam deixar de faltar pessoas vestidas de personagens de “Final Fantasy” e “Mario”. No lado das premiações, diversos sorteios foram realizados, incluindo a Warner com F-1 2009 e a Rock Laser com “Rock Band 2”. Os prêmios eram bem variados, de consoles e jogos a placas de vídeo das mais modernas.

Vamos a alguns dos expositores presentes:

Nintendo

A empresa que tinha não só o estande mais bonito – bem clean e decorado -, como também o mais cheio, graças àquele que dá vida a Mario há mais de 15 anos.

O Wii estava presente em mais peso, com destaque para “Wii Sports Resort” e “Mario Kart Wii”, já que o foco era o público casual. O DS foi praticamente ignorado.

Fã tira foto com Charles Martinet

Sony

“God of War III” era o produto que a Sony quis destacar. Com 3 consoles disponíveis rodando a demonstração da E3 (lançada anteriormente na PSN), haviam filas para os fãs que queriam experimentar o final da trilogia de Kratos.

O espaço estava bem aberto e sem muitos atrativos – além do jogo. Uma máquina mais isolada, à esquerda, rodava “Killzone 2”, enquanto um grande totem de Kratos ajudava na – pouca – decoração.

A surpresa ficou por conta do sorteio de 50 jogos para PlayStation 3, dentre eles “Uncharted 2”, “Heavy Rain” e, claro, “God of War III”.

Kratos chamava a atenção de quem passava pela Sony

Microsoft

Contando com um dos menores estandes, a Microsoft ao menos se preocupou em apresentar um pouco mais de variedade de jogos, além de mostrar bastante a marca “Xbox 360”.  Mas faltou focar em mais jogos de peso e comentar lançamentos como “Mass Effect 2”.

Gameloft

A maior desenvolvedora de jogos mobile também estava presente, apesar do estande deixar muito à desejar, se resumindo a dois jogos: “Guitar Rock Tour 2” e “DJ Mix Tour”. Além dos dois serem do mesmo estilo (musical), faltou capricho na decoração.

Mas, na quarta-feira, o local parecia um formigueiro. O motivo? Resultado do sorteio de um iPod Touch.

Visitantes que passavam pela Gameloft ganhavam palheta de brinde

Outros

Além do quarteto acima, outras desenvolvedoras apareceram de forma mais tímida, apresentando seus últimos títulos para o mercado nacional, casos de Hudson, com sua série “Deca Sports”; EA e Warner, com o jogo oficial da Copa do Mundo da África e “LEGO Harry Potter”, respectivamente; e a Activision, com “Guitar Hero Van Halen”.

Jogadores puderam conferir “2010 FIFA World Cup South Africa” em primeira mão

Alguns poucos – mas animados – cosplays estavam presentes


A exposição não se resumia apenas a desenvolvedores de games, indo das concorrentes ATi e nVidia (maiores fabricantes de placas de vídeo),  até a escola de arte Saga. A loja Rock Laser estava presente com “Rock Band”, que agitou os participantes, em um local que não ficou vazio por um segundo. O simulador do Seninha, título nacional da Diverbras, acompanhava uma cabine personalizada com a reprodução perfeita do carro do personagem. Dentre os distribuidoras, destaque para a Synergex, que apresentou “Assassin’s Creed II” em 3D.

De um modo geral, o resultado foi bem satisfatório. Por ser a primeira vez que o Troféu Gameworld contou com expositores, é de se admirar o esforço em trazer nomes de peso. Só torcemos por investimentos maiores nas próximas edições.

A premiação

Quarta-feira (31) era o grande dia. Afinal, naquela noite, todas as empresas que concorriam seriam premiadas.

Em um grande e belo anfiteatro – que ficou absolutamente lotado -, André Forasteri abriu com um discurso (vale lembrar, com mais de uma hora de atraso) sobre os desafios de realizá-lo e o orgulho de ter convidados de peso, além de comentar do mercado de games brasileiro e destacar a forte presença do público – cerca de 4000 mil pessoas por dia. À direita, ficava uma tradutora que, em gestos, transcrevia as palavras de André para deficientes auditivos.

André Forasteri dava início à premiação

Isso serviu da entrada para a subida no palco da jornalista Flávia Gasi que, apesar de acompanhada, apresentou tudo sozinha, e o melhor: com muito bom humor. Simpática, Flávia divertiu o público e anunciou os vencedores de forma bem descontraída, não tornando o processo cansativo em nenhum momento, além de também interagir com a platéia em alguns momentos.

Um telão, ao meio, apresentava as categorias e indicados. Claro que, como a maioria deles estava presente, gritos e palmas eram comuns quando suas marcas apareciam – em algumas ocasiões, até vaias eram escutadas, algo um bocado desconfortável mas, dentro do clima da festa, acaba divertindo e até sendo um símbolo de richas entre rivais como nVidia e ATi.

Os prêmios se dividiam em várias categorias, sendo a principal de melhor jogo do ano, abocanhada pelo fenômeno “Call of Duty: Modern Warfare 2”. Porém, como era de se imaginar, o grande momento ficou para a premiação de “New Super Mario Bros. Wii”, como melhor jogo da plataforma, quando Charles Martinet, aos gritos de uma torcida enlouquecida (ou seja, o anfiteatro inteiro), subiu ao palco e agradeceu, claro, fazendo a voz de Mario.

Para fechar com chave de ouro, os participantes da platéia que tinha se cadastrado no site concorreram a vários prêmios, sendo que o maior era uma viagem para a próxima E3, acompanhado de membros da editora Tambor.

Confira abaixo todos os vencedores:

Júri especializado

1 – Melhor celular para jogo – Sony Ericsson F305
2 – Fabricante de chip gráfico – nVidia
3 – Fabricante de fonte de alimentação – Cooler Master
4 – Case Publisher Mobile – Gameloft
5 – Melhor distribuidora de jogos – NC Games
6 – Melhor Vitrine Videogames – Only Games
7 – Melhor site E-commerce de games – Datishop
8 – Melhor Campanha publicitária de Games – Street Fighter IV

Júri popular

1 – Melhor jogo de PC – Call Of Duty: Modern Warfare 2
2 – Melhor jogo de PS3 – Call Of Duty: Modern Warfare 2
3 – Melhor jogo de Wii – New Super Mario
4 – Melhor jogo de PS2 – Pro Evolution Soccer 2010
5 – Melhor jogo de DS  – Legend Of Zelda: Spirit tracks
6 – Melhor jogo de PSP – DISSIDIA: Final Fantasy
7 – Melhor jogo do ano – Call Of Duty: Modern Warfare 2 (PS3)
8 – Melhor jogo de XBOX – Assassins Creed
9 – Melhor distribuidora MMO nacional – Gamemaxx
10 – Melhor desenvolvedora e produtora – Nintendo
11 – Melhor operadora – OI
12 – Melhor experiência de compra – UZ Games

Objetivo alcançado =)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!