Notícias

Após arrecadar mais de US$ 50 mil no Kickstarter em dois anos, jogo continua em “pausa indefinida”

Você já deve ter ouvido falar de sites de financiamento coletivo como o “Kickstarter“, usados por empresas independentes e desenvolvedores de games iniciantes pobretões para coletar dinheiro dos internautas interessados em investir em seus projetos. Se você é um desses entusiastas em ajudar jogos amadores, cuidado ao escolher o projeto para onde vai direcionar o seu dinheiro, pois ele pode acabar em um negócio arriscado, não resultando em nada.

Em 2012 um homem chamado Jay Pavlina juntou US$ 53.509,00 em uma campanha no Kickstarter, supostamente uma quantia mais do que necessária para iniciar a produção do seu game, “Super Action Squad” (imagem acima). Dois anos depois, o projeto está em situação de “pausa indefinida“. O seu criador reconhece que o projeto passa por uma “produção extremamente problemática“, e cita sua inexperiência como uma das principais causas dos problemas.

Quando eu olho para a lista de recursos prometidos agora, é assombrosa. Eu claramente não tinha ideia de quão trabalhoso tudo ia ser“, escreveu ele. “É óbvio que no vídeo eu estava animado com o projeto e estava sonhando alto, mas eu era muito ignorante para perceber que o que eu estava prometendo iria custar muito mais dinheiro do que eu estava pedindo e tomaria muito tempo sem uma equipe com mais experiência“.

Quanto ao povo que ajudou financeiramente o projeto, Pavlina pede que eles “por favor, entendam que é impossível para nós oferecer uma quantia significativa das restituições agora“, mas que entrem contato com ele com sugestões para tentar chegar a uma solução amigável.

Não parece ter sido má fé ou pilantragem da parte dele, mas isso mostra como esses sites de financiamento não são confiáveis, e que alguém com uma boa lábia e más intenções, pode embolsar o dinheiro das pessoas que querem ajudar e nunca apresentar jogo algum. E que também sirva de aviso para os aspirantes a desenvolvedores de games antes de começar uma campanha no Kickstarter, pois pode estar arranjando uma grande dor de cabeça!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!