Nas últimas semanas houve bastante progresso com relação ao hackeamento do PS5, com um desenvolvedor em particular criando atualizações de 60 fps para vários jogos, tais como Bloodborne e Red Dead Redemption 2, que funcionam no console hackeado. No entanto, isso era apenas o começo, pois alguns jogos conseguem rodar a mais de 100 fps nos consoles hackeados.
Illusion, o responsável por essas atualizações, mostrou recentemente que jogos como Bloodborne e The Last of Us Part II podem rodar próximos ou até acima de 100 fps no PS5 com alguns ajustes.
No caso de Bloodborne, o jogo chega em aproximadamente 110 fps em 720p, enquanto que The Last of Us Part II fica em 1440p/85 fps ou cerca de 105 fps em 1080p. Infelizmente não há uma forma de forçar uma saída de vídeo em 120hz no momento e o VRR não está disponível no firmware 4.03 que está sendo usado para isso, mas não seria surpresa se Illusion conseguisse forçar a saída de vídeo em 120hz futuramente, já que está progredindo muito rápido com essas melhorias.
Wrote the boarder for this game too. It's likely impossible to guess the performance from a single frame. But it runs 110ish fps here. Counted from multiple frames using the height trick. This is at 720p on PS5. https://t.co/VomRDwpy12 pic.twitter.com/GDer2Cec0p
— illusion (@illusion0002) August 21, 2023
É um tanto desconcertante que um desenvolvedor sem qualquer acesso à documentação dos jogos ou dos consoles consiga criar atualizações de 60 fps para jogos de PS4, e mesmo assim os estúdios deles não atualizam os games para tirar vantagem do poder do PS5, forçando os jogadores a terem de jogar games como Bloodborne em 30 fps.
A esperança é que esses patches não oficiais sirvam para acordar os estúdios. No entanto, o mais provável é que vejamos mais remasters dos jogos futuramente em vez de atualizações gratuitas.
Via Wccftech