Share Button

O filme John Wick, traduzido no Brasil como “De Volta ao Jogo“, foi lançado em 2014 trazendo Keanu Reeves como um ex-assassino aposentado que se vê obrigado a voltar ao mundo da violência e morte.

O longa não chegou a ser um sucesso avassalador, mas conseguiu um rendimento suficiente para se pagar (cerca de US$ 88 milhões mundialmente) e conquistou uma legião de fãs que logo endeusaram o personagem.

No começo de 2017 a sua sequência foi lançada nos cinemas, “John Wick: Um Novo Dia para Matar”, confirmando o sucesso do personagem – o filme arrecadou US$ 166 milhões mundialmente.

Confira abaixo algumas curiosidades do personagem/filme:

1 – Melhor Amigo do Homem…

Para interagir melhor com o fofíssimo filhote de Beagle, Keanu Reeves passou óleo de bacon no rosto para que o cachorrinho fosse atrás dele – ele tinha 8 meses quando o filme foi filmado.

2 – Deixa que eu faço…

Keanu Reeves fez 90% das cenas de ação em “De Volta ao Jogo”, dispensando o uso de dublês. Para incorporar o ex-assassino, o ator passou 8h por dia durante quatro meses em um treinamento intensivo com armas de fogo e artes marciais (judo e ju-jitsu).

3 – Memória fotográfica…

Para fazer aquela cena apoteótica dentro da boate, que tem entre 10/15 minutos de pura adrenalina, Reeves aprendeu e memorizou a sequência toda no dia em que a cena foi filmada.

4 – Tatuagem…

Entre as tatuagens que possui, John Wick tem escrito em latim nas costas “Fortis Fortuna Aduivat”, que significa “”A sorte favorece quem se arrisca”.

5 – Reencontros…

Keanu Reeves encontrou vários colegas que trabalharam junto com ele na trilogia Matrix como Daniel Bernhardt (Agente Johnson), Randall Duk Kim (Keymaker) assim como o produtor/diretor Chad Stahelski e David Leitch, ambos estavam envolvidos na trilogia Matrix. No segundo filme, “John Wick: Um Novo Dia para Matar”, Reeves reencontrou pela primeira vez Laurence Fishburne, o Morpheus na saga Matrix.

6 – Neo…

Em uma cena onde um dos bandidos está jogando videogame, o nome do jogador mostrado no topo do lado direito é “Neo”, uma clara referência ao icônico personagem de Reeves em Matrix.

7 – John Wick nos games…

E por falar em games, John Wick é um dos personagens jogáveis em “PayDay 2” (2013). Ele foi adicionado ao jogo dois dias antes do lançamento mundial do filme.

8 – Livro…

O segurança que envia Wick para a pista do aeroporto está com o livro “Shibumi”, de Rod Whitaker (Trevanian), um thriller de 1970 também sobre um assassino aposentado levado de volta para o jogo. A história que fala sobre como Viggo Wick matou três homens “com um lápis” também pode ser uma referência a Shibumi, cujo herói mata com objetos do cotidiano.

9 – Das telonas para os quadrinhos…

As aventuras de John Wick estarão disponíveis em histórias de quadrinhos pela editora Dynamite Entertainment, trazendo histórias inéditas com o personagem. O roteirista Greg Pak e o artista Giovanni Valletta serão os responsáveis pela série.

10 – Trilogia…

Um terceiro filme já está confirmado, que mostrará as origens de John Wick.

Bônus

Apesar de contar com um roteiro original, a história de “De Volta ao Jogo” é levemente inspirada em um incidente envolvendo um ex-fuzileiro americano, Marcus Luttrell, durante a guerra no Afeganistão – ele escreveu um livro que virou um filme estrelado por Mark Wahlberg chamado “O Grande Herói” (2013). Lutrell ganhou um filhote de labrador de presente e em uma certa noite ouviu barulhos de tiros e chegou a ver quatro homens fugindo em um carro, após matarem o seu cachorro. Ele pegou duas pistolas e perseguiu os homens, mas eles foram presos pela polícia antes do homem alcançá-los.