GamesNotíciasr7

Jornalistas estão usando Counter-Strike para enviar notícias da guerra na Ucrânia aos russos

Um jornal finlandês está usando uma sala secreta em um mapa de Counter-Strike: Global Offensive para fornecer notícias não censuradas sobre a guerra na Ucrânia às pessoas que moram na Rússia.

Para conseguir fazer isso, o jornal Helsingin Sanomat – o maior da Finlândia com tiragem diária – criou um novo mapa para o game que contém a tal sala a qual só pode ser encontrada por meio da câmera do modo espectador. Lá dentro há uma coleção de notícias do jornal em russo que detalham as ações do exército da Rússia durante sua invasão à Ucrânia.

“Os russos têm muito pouca chance de receber informações independentes sobre a invasão de Putin na Ucrânia”, disse Antero Mukka, editor-chefe do jornal, ao site GamesRadar. Os motivos para isso são as rigorosas restrições impostas à mídia russa após a guerra pelas autoridades do país, que proíbem o que o estado considera “informações falsas” sobre as operações na Ucrânia.

Como o Counter-Strike é um dos jogos mais populares na Rússia (sendo jogado por cerca de quatro milhões de pessoas no país), esta foi uma oportunidade para os repórteres contarem histórias sem censura para aqueles dentro do país.

“Construímos um mapa de uma cidade eslava devastada por uma guerra, dentro do jogo, com uma sala secreta que oferece aos jogadores russos um acesso sem censura aos horrores da guerra na Ucrânia em sua língua nativa. A sala secreta embutida no jogo tem como objetivo forçar os jogadores russos a ver o que realmente está acontecendo na guerra na Ucrânia”, acrescentou Mukka.

O mapa em questão chama-se “de_vonya”, que significa “guerra” em russo. O termo está censurado na Rússia. Embora a iniciativa seja voltada aos russos, qualquer jogador de CS:GO pode acessar o mapa.

Via IGN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!