Especiais

Nintendo: Smartphones e Projeto ‘NX’. Seriam estas atitudes sensatas ou ela pisou na bola?

Imagine você ligando seu smartphone para poder comprar e jogar um produto oficial licenciado pela Nintendo, seja você usuário Android ou iOS. Hoje sabemos que isso será uma realidade.

A Nintendo, através de seu presidente Satoru Iwata, anunciou uma parceria com a empresa DeNA para o desenvolvimento de jogos e aplicativos para a plataforma mobile. Para quem não conhece, a DeNA é a gigante japonesa quando se trata deste mercado de jogos para smartphones e tablets. Fundada em 1999 como uma empresa de leilões online, ela migrou para este mercado algum tempo depois disso, aumentando consideravelmente seu público e também o seu alcance, com presença não apenas no Japão, mas nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Cingapura, Vietnã e Chile.

Em 2010, eles lançaram a plataforma Mobage, que é o local onde as pessoas entram para usar seus jogos e interagirem entre si. Ela também adquiriu a empresa americana de distribuição de jogos ngmoco.

Muita gente acha que esta parceria pode dar bastante certo, tanto é que as ações da Nintendo deram um belo salto após o anúncio, com um aumento de mais de 27% (ver foto) até o fechamento desta matéria. O mercado mobile dá bastante dinheiro atualmente se o produto tem qualidade e, bom, todos sabemos que a Nintendo sabe fazer bons jogos como poucas empresas. Exemplos não faltam. E como foi dito que não haverá portes de jogos já feitos, mas sim criações novas que aproveitem o potencial dos smartphones, a chance de sair coisa boa é bem maior. Claro que existem também algumas pessoas mais pessimistas, achando que não é uma boa ideia a Nintendo começar a fabricar e licenciar seus produtos para smartphones, com o temor de que ela vire uma empresa “third party”.

Vale lembrar também que ano passado, o site Business Journal noticiou que a Nintendo jamais iria entrar neste mercado enquanto Satoru Iwata fosse presidente da empresa. A conclusão que podemos tirar disso hoje é que a pressão dos acionistas por algo que desse um lucro rápido parece ter finalmente “dobrado” Iwata, fazendo ele entender que existem muitas pessoas dispostas a pagar por um Mario Run (jogo fictício), convencendo ele que é hora de expandir os horizontes.

Projeto ‘NX’

Junto com este anúncio, a Nintendo também confirmou que está trabalhando em uma nova plataforma focada em jogos, com o codinome de Projeto ‘NX’. Mas, o que seria isso? Um console de mesa? Um console portátil? Um híbrido?! Não sabemos. Iwata foi bastante vago e informou que só seria possível dar maiores detalhes em 2016.

Aí você pensa, será que não é muito cedo para outro console? Afinal de contas, o Wii U tem pouco mais de 2 anos de vida. É verdade mas, infelizmente, o Wii U não é o que podemos chamar de sucesso de vendas, pois no presente momento ele está atrás dos seus concorrentes Xbox One e Playstation 4.

Contudo, existem dois trunfos fundamentais do Wii U hoje. Seus exclusivos bastante numerosos e de boa qualidade – Mario Kart 8, Super Smash Bros, Bayonetta 2, Captain Toad: Treasure Tracker, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Super Mario 3D World, isso falando apenas de alguns jogos já disponíveis. Há também aqueles que ainda não foram lançados mas já estão confirmados como o novo The Legend of Zelda, Star Fox e Xenoblade Chronicles X.

O outro trunfo é o consumidor fiel da Nintendo. Existem vários. Milhões deles. E compram os produtos da empresa sem pestanejar. Para uma base instalada teoricamente enxuta como a do Wii U, os números de vendas de vários de seus jogos são bastante impressionantes.

Portanto, talvez não seja preciso se preocupar com uma possível morte prematura do Wii U. Mesmo porque não parece que veremos seu sucessor no mercado antes do último trimestre de 2017. Claro que a Nintendo precisa demonstrar isso com algumas atitudes, como, por exemplo, um corte no preço do console e falar o que planeja para ele no ano que vem. A E3 está quase chegando e, com ela, esperamos que mais novidades vejam a luz do dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!