Especial (diversos)

O design responsivo é a melhor aposta para sites online?

Hoje em dia, a Internet é acessada a partir de diferentes tipos de dispositivos, nomeadamente computadores, smartphones, tablets, consoles de jogos (por exemplo o PlayStation 4), televisões, entre outros dispositivos.

Desta forma, a grande maioria dos programadores de páginas web enfrentam uma grande dor de cabeça, porque não só precisam adaptar as suas criações a uma classe de dispositivo, mas também fazer a segmentação de cada um deles. Ou seja, existem, por exemplo, centenas de dispositivos Android diferentes, cada um com as suas próprias características que podem condicionar a maneira como um site é visualizado.

Quando surge a necessidade de um design responsivo?

A ideia de ter um design responsivo já foi discutida em 2008 pelo World Wide Web Consortium (W3C). Isso é feito através das suas recomendações de quais são as Melhores Práticas de Web Móvel que ressaltam a necessidade de ter uma filosofia de desenvolvimento que seja adaptada a todos (independentemente dos dispositivos utilizados).

No entanto, embora o W3C tenha publicado o seu manifesto em 2008, já em 2001, o site do fabricante de automóveis Audi apresentou um design capaz de se adaptar de forma igual ao Internet Explorer como ao então muito popular Netscape. Basta olhar para a Internet para encontrar guias que falem sobre as vantagens e desvantagens de respostas e comparações com outras formas e modelos de desenvolvimento de sites (hoje em dia depois de comprar domínio a pessoa pode comprar um template de design responsivo, que facilita bastante a sua tarefa).

Esses guias são focados para que os empresários adaptem o seu conteúdo à web atual, o que indica como esta filosofia de design se desenvolveu gradualmente, desde suas origens tímidas em 2001 até o presente.

Game Spot - Imagem

 

O que é o design web responsivo e quais são as suas vantagens?

Em poucas palavras, trata-se de redimensionar os elementos de um site para que eles se adaptem à largura de um dispositivo.
Tanto as imagens quanto os conteúdos são dinâmicos, e usam as chamadas consultas de mídia das folhas de estilo CSS. Tendo em conta que o conteúdo de um site é dividido em colunas, o que ele faz é adaptar o número destas de acordo com a resolução usada por uma tela.

As vantagens de aplicar esta filosofia de desenvolvimento à web são as seguintes:

  • O design responsivo é reestruturado pelo Google e melhora o SEO de um site (e um bom alcance orgânico é o melhor cartão de visita online para a sua empresa).
  •  De acordo com os relatórios do Google, uma grande percentagem de utilizadores tem mais hipóteses de contratar serviços de web com um design amigável;
  • O utilizador não perde tempo a ajustar o tamanho da página;
  • Como é um design exclusivo para todos os dispositivos, a administração do site também é mais simples;
  • O tempo de desenvolvimento é reduzido;
  • A duplicação de conteúdo é evitada.

Existem também desvantagens, como custos de desenvolvimento ou dificuldades técnicas.

Embora esteja crescendo e cada vez mais são os programadores que lidam com isso, até hoje pode ser difícil encontrar programadores que dominem completamente esta questão.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!