Hoje em dia, a Internet é acessada a partir de diferentes tipos de dispositivos, nomeadamente computadores, smartphones, tablets, consoles de jogos (por exemplo o PlayStation 4), televisões, entre outros dispositivos.
Desta forma, a grande maioria dos programadores de páginas web enfrentam uma grande dor de cabeça, porque não só precisam adaptar as suas criações a uma classe de dispositivo, mas também fazer a segmentação de cada um deles. Ou seja, existem, por exemplo, centenas de dispositivos Android diferentes, cada um com as suas próprias características que podem condicionar a maneira como um site é visualizado.
Quando surge a necessidade de um design responsivo?
A ideia de ter um design responsivo já foi discutida em 2008 pelo World Wide Web Consortium (W3C). Isso é feito através das suas recomendações de quais são as Melhores Práticas de Web Móvel que ressaltam a necessidade de ter uma filosofia de desenvolvimento que seja adaptada a todos (independentemente dos dispositivos utilizados).
No entanto, embora o W3C tenha publicado o seu manifesto em 2008, já em 2001, o site do fabricante de automóveis Audi apresentou um design capaz de se adaptar de forma igual ao Internet Explorer como ao então muito popular Netscape. Basta olhar para a Internet para encontrar guias que falem sobre as vantagens e desvantagens de respostas e comparações com outras formas e modelos de desenvolvimento de sites (hoje em dia depois de comprar domínio a pessoa pode comprar um template de design responsivo, que facilita bastante a sua tarefa).
Esses guias são focados para que os empresários adaptem o seu conteúdo à web atual, o que indica como esta filosofia de design se desenvolveu gradualmente, desde suas origens tímidas em 2001 até o presente.
O que é o design web responsivo e quais são as suas vantagens?
Em poucas palavras, trata-se de redimensionar os elementos de um site para que eles se adaptem à largura de um dispositivo.
Tanto as imagens quanto os conteúdos são dinâmicos, e usam as chamadas consultas de mídia das folhas de estilo CSS. Tendo em conta que o conteúdo de um site é dividido em colunas, o que ele faz é adaptar o número destas de acordo com a resolução usada por uma tela.
As vantagens de aplicar esta filosofia de desenvolvimento à web são as seguintes:
- O design responsivo é reestruturado pelo Google e melhora o SEO de um site (e um bom alcance orgânico é o melhor cartão de visita online para a sua empresa).
- De acordo com os relatórios do Google, uma grande percentagem de utilizadores tem mais hipóteses de contratar serviços de web com um design amigável;
- O utilizador não perde tempo a ajustar o tamanho da página;
- Como é um design exclusivo para todos os dispositivos, a administração do site também é mais simples;
- O tempo de desenvolvimento é reduzido;
- A duplicação de conteúdo é evitada.
Existem também desvantagens, como custos de desenvolvimento ou dificuldades técnicas.
Embora esteja crescendo e cada vez mais são os programadores que lidam com isso, até hoje pode ser difícil encontrar programadores que dominem completamente esta questão.